setembro 24, 2011

Sertã - Grupo Coral do Sertanense com projecção internacional


Depois do sucesso do Concerto realizado na Alemanha, em Maio último, o Grupo Coral do Sertanense prepara-se para representar Portugal além fronteiras, desta vez depois de ter vista aprovada a candidatura do Sertanense Futebol Clube ao Projecto Comunitário TESST (Traditional European Songs Singing Together).
O Grupo Coral do Sertanense esteve presente na cidade alemã de Merzig, de 12 a 15 de Maio, onde participou num Encontro Internacional de Coros, a convite do grupo coral daquela localidade, que já havia visitado a Sertã em 2009. A iniciativa, de carácter solidário, designada “Ein Licht für Áfrika” (Uma Luz para África), visou a angariação de fundos destinados a apoiar crianças de Moçambique e contou com aproximadamente 2 mil espectadores.
 Entretanto, foi já em Setembro de 2011 que o Sertanense Futebol Clube viu aprovada a candidatura efectuada ao Projecto Comunitário TESST. Trata-se de uma parceria GRUNDTVIG no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV), que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação de adultos, através da promoção de diversos tipos de actividades de cooperação a nível europeu.
O Projecto TESST tem essencialmente como objectivos o envolvimento de pessoas com mais de 50 anos e a aquisição de competências como a experiência de partilha e expressão cultural, os conhecimentos digitais e a comunicação em línguas estrangeiras. Concretiza-se através de visitas a cada um dos seis parceiros do projecto, com a realização de um Concerto por visita, com a participação dos membros dos Coros visitantes.
O Projecto arranca já em Outubro com o primeiro Seminário, a realizar na cidade de Onesti, na Roménia. No concerto com o Coro Local Armonia Onesti, participarão cinco elementos do Grupo Coral do Sertanense, incluindo o Maestro Paulo Reis. Em Março de 2013, será a vez da Sertã receber os parceiros da iniciativa para um Concerto no âmbito do Projecto.
Os parceiros do Grupo Coral do Sertanense neste projecto são o Coro Armonia Onesti da Roménia, o Coro Local de Okehampton do Reino Unido, o Coro Local de Montemurlo de Itália, o Coro Madrigalchor Weimar da Alemanha e o Coral Canticum Novum de Espanha.
- CMS

Sem comentários:

Enviar um comentário