setembro 14, 2011

A pé pelos Caminhos do Xisto dia 25 em Álvaro


            O ciclo de percursos pedestres “A pé pelo Caminho do Xisto” promovido pela ADXTur, em parceria com os vários parceiros locais, está de volta com a realização de mais um percurso pedestre agendado para o dia 25 de Setembro, no qual a empresa Waypoint é a principal impulsionadora, sob a coordenação dos vários parceiros da Rede das Aldeias do Xisto. Trata-se do Caminho do Xisto de Álvaro “Mui nobre villa”, o qual se desenvolve na envolvência daquela histórica vila que outrora já foi sede de concelho. Por este motivo, em sinal da nobreza e importância da terra, o casario evidencia a alvura da cal sobre o xisto, facto que faz com que esta emblemática Aldeia do Xisto integre o conjunto das chamadas “aldeias brancas” que integram a Rede.
            Esta será uma excelente oportunidade para percorrer trilhos, nos quais poderá desbravar fantásticas paisagens, num ambiente de convívio, alegre e festivo. Passeie por um território encantado, com muitos séculos de História para contar, possuidor de deslumbres vários e recantos sempre surpreendentes.
            Com início no miradouro junto à igreja Matriz de Álvaro, este percurso tem 7,3km de extensão e percorre as encostas junto da aldeia com uma passagem em Longra. Vislumbre a aldeia de Álvaro, do alto de trilhos que envolvem e encantam os caminhantes e descubra esta 'Mui nobre Villa'.
            Depois de passarmos as Capelas de Santo António e S. Sebastião, vamos descer por entre oliveiras para a Ribeira de Alvelos, onde atravessamos uma bela ponte romana e avistamos ruínas de um conjunto de azenhas. Subindo por entre pinheiros e eucaliptos vamos passar pelas Capelas de S. Pedro e Santo António, antes de chegar a Longra. Ao descer para o final em Álvaro temos uma das mais belas vistas sobre a aldeia.
            Para mais informações, contacte o (+351) 275 647 700 / 960 101 873 ou através do e-mail caminhosdoxisto@waypoint.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário