setembro 19, 2011

O nosso hospital AMATO LUSITANO


Em Oleiros existe um Centro de Saúde com edifício novo, logo, melhores condições físicas. Mas dependemos quase totalmente do hospital Amato Lusitano de Castelo Branco para onde são encaminhados todos quantos necessitem tirar uma simples radiografia. Mas a população de Oleiros não justificava que este serviço no seu Centro de Saúde (antigo hospital Barata Relvas que foi demolido), porque, se tal acontecesse , estou certo que essas condições já teriam sido colocadas ali.

Acompanhando um familiar meu, mais uma vez me desloquei ao hospital da capital de Distrito. Claro que  sempre encontrei doentes (pessoas conhecidas) para visitar ou outras que esperam e saem das visitas. Desta vez, o que quero salientar é o facto de estar sentado no rés do chão, perto receção e dei com duas pessoas que me perguntavam se queria tomar "alguma coisa". Verifiquei que esta amabilidade era fornecida por voluntárias (muitas vezes esquecidas) e por isso agradeci mas não perdi a oportunidade de perguntar quem pagava o que eu comesse ou bebesse (leite, chá, bolinhos etc). A resposta foi imediata: "ah é mesmo o hospital e os produtos são oferecidos por algumas empresas".
Eu sei que em Palhavã este é um hábito já muitíssimo antigo. Faz parte do carinho que querem dar às pessoas. Mas ver o "meu" hospital a praticar a mesma atitude, com o mesmo carinho, a mesma entrega, o predispor as pessoas que muitas vezes vêem de longe, deixou-me uma excelente impressão. Veja-se que, com tão pouco, se pode ser diferente, para melhor. Parabéns a todos os profissionais, voluntários e administração do Amato Lusitano.

Sem comentários:

Enviar um comentário