setembro 29, 2011

Proença-a-Nova e o seu museu etnográfico

    
Museu etnográfico abriu portas a visitantes
Visita ao espaço ainda em montagem, em Sobreira Formosa, integrou programa local das Jornadas do 
Património

“Olha aquele alguidar, temos um parecido ou mesmo igual.” Na primeira visita do público ao Museu Isilda Martins, que continua ainda em montagem, foram muitos os comentários de pessoas que identificaram peças ou recordaram usos e costumes da infância. Instalado no edifício Fortes e Baterias, em Sobreira Formosa, o espaço reúne alfaias agrícolas, vestuário e utensílios domésticos, destacando ainda os ciclos do linho e da resina, podendo ser vistos dois documentários sobre estas actividades que tiveram grande importância no concelho.

     O grupo de meia centena de participantes no 74º Passeio Pedestre foi o primeiro a visitar o espaço. Tendo em conta que o passeio, entre Sobreira e a aldeia do xisto da Figueira, esteve inserido nas Jornadas Europeias do Património, o vice-presidente do Município, João Lobo, destacou que “fazia todo o sentido” inserir no programa local uma passagem pelo núcleo museológico. “A etnografia faz parte do património material e imaterial”, destacou. O espólio resulta do trabalho de recolha promovido por Isilda Martins, directora técnica do Grupo de Danças e Cantares de Sobreira Formosa desde a sua fundação, em 1979.
Ao documentário sobre a produção da resina, que contou com a participação do rancho “Os Resineiros de Corgas” e já tem vindo a ser exibido na exposição itinerante sobre o tema, junta-se agora um filme sobre o linho, cujas filmagens envolveram o Grupo de Danças e Cantares de Sobreira. Mostrado este domingo pela primeira vez, o filme ilustra todo o ciclo desde a sementeira até o linho estar pronto para o tear. Depois da passagem do grupo de pedestrianistas, várias dezenas de habitantes da Sobreira visitaram o núcleo museológico e mostraram particular curiosidade pelo filme.
Além do passeio pedestre que olhou para os edifícios mais interessantes do centro de Sobreira Formosa e da Figueira, as Jornadas do Património incluíram, sábado de manhã, um passeio de bicicleta com a colaboração dos Pênêvês, seguido de um debate em que os participantes analisaram os problemas e eventuais soluções para a circulação em espaço urbano. Durante a tarde de sábado, foram várias as actividades de animação no parque comendador João Martins.
                     
A artista plástica Helena Fernandes dinamizou um atelier de Tapeçaria, ao mesmo tempo que decorreu uma actividade de escrita criativa em que foram recordados alguns regionalismos, com o apoio da professora de Português Olívia Cardoso. Pode ler aqui o texto final, construído com o contributo de 27 participantes. Presente esteve ainda o projecto BioAromas, que mostrou os chás e produtos confeccionados com plantas aromáticas e medicinais. A noite de sábado encerrou com música ao vivo na galeria municipal. O duo “Xama” inovou ao fazer a ligação entre o tradicionalismo do acordeão e a modernidade da bateria.
- adaptação do site do município

Sem comentários:

Enviar um comentário