setembro 30, 2011

OLEIROS - frutos vermelhos estão a chegar

Os mais famosos frutos vermelhos de Oleiros, os medronhos, estão prestes a ter o seu destaque anual com a realização, brevemente, da V Mostra do Medronho e da Castanha. Este é um evento já consolidado e que começa, cada vez mais, a envolver a comunidade local. A Mostra Gastronómica, a ter lugar nos restaurantes aderentes, a Maratona de BTT “Rota do Medronho”, a Caminhada “Rota da Castanha”, ou a Mostra de Produtos Locais, são só alguns dos eventos que marcam anualmente aquele que é já considerado um evento de prestígio.

            A Mostra pretende valorizar dois importantes frutos do Pinhal, os quais se integram no conceito de Floresta de Uso Múltiplo. Em plena celebração do Ano Internacional das Florestas, o Município de Oleiros aproveita mais uma oportunidade para apelar à valorização do espaço florestal, ao mesmo tempo que demonstra que a oferta turística de Oleiros não se esgota nos meses de Verão.
            Com a quinta edição desta Mostra, pretende-se afirmar Oleiros como “Capital do Medronho” Conhecidos os seus efeitos para a Saúde, este fruto vermelho começa a ser entendido, cada vez mais, como um dos mais promissores e versáteis recursos endógenos do concelho. Dentro dos benefícios destes pequenos frutos, um estudo recente divulgou a sua acção benéfica para tratar infecções do aparelho urinário (pela sua acção adstringente e antisséptica sobre as vias urinárias - tornando-se útil em casos de cistites e uterites); para a limpeza do sangue; para o tratamento de diarreias e desinteria e para tratar as
infecções da boca e da garganta.
- CMO

Sem comentários:

Enviar um comentário