março 18, 2014

Proença - Arnaldo Cruz distinguido com Ordem do Mérito

"O presidente da Assembleia Municipal de Proença-a-Nova, major-general Arnaldo Cruz, foi agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Mérito. 

Arnaldo Cruz foi presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) entre fevereiro de 2006 e novembro de 2012 mas a condecoração atribuída pelo Presidente da República reconhece, além do trabalho desenvolvido durante quase sete anos na liderança daquela estrutura, 45 anos de carreira pública.

Recordando desde as comissões em Angola à recente experiência na ANPC, Arnaldo Cruz considerou que a homenagem não teria sido possível sem “a extrema dedicação e exemplar disponibilidade” de todos os que o rodearam profissionalmente, destacando “a elevada consciência de serviço público” dos seus colaboradores. Numa altura em que se celebram os 40 anos de abril, saudou ainda de forma particular os que “mais devotadamente se empenharam nesse sonho por um Portugal livre, mais justo e democrático”.

A distinção foi entregue ontem, em cerimónia realizada no Ministério da Administração Interna, com representantes dos mais altos cargos deste ministério e da Defesa  Nacional, bem como a presença dos presidentes de Câmara de Lisboa, António Costa, e Proença-a-Nova, João Paulo Catarino, e vem juntar-se a outras já recebidas por Arnaldo Cruz. Em outubro de 2012, pouco antes de deixar a ANPC por ter atingido o limite de idade, foi-lhe entregue pelo presidente do governo de Espanha, Mariano Rajoy, a Medalha de Mérito de Proteção Civil, grau prata, distintivo azul. O gesto visou homenagear a colaboração de Portugal com Espanha, nas operações de combate a incêndios florestais que deflagraram no verão de 2012 no país vizinho.

Em março de 2013, foi a vez de ser reconhecido como personalidade do ano pela Asprocivil, numa cerimónia presidida por Maria Barroso. Natural de Sobreira Formosa, Arnaldo Cruz foi entre 1998 e 2002 assessor militar do então primeiro-ministro, António Guterres. Antes de ser nomeado para a presidência da ANPC, desempenhava as funções de assessor do secretário de Estado Ascenso Simões, no governo socialista liderado por José Sócrates."

Sem comentários:

Enviar um comentário