março 24, 2014

Gonçalo Barata e Rancho Folclórico Lavadeira Ribeira da Laje na CCS

A Casa da Comarca da Sertã realizou nesta tarde de domingo um baile tradicional, mas enriquecido com a presença do Grupo Folclórico Lavadeiras da Ribeira da Laje (Freguesia de Porto Salvo - Oeiras) que apresentaram não só as suas danças e cantares como a tradição que pretendem não esquecer. Bons momentos, integrados na sua atuação foram ovacionados e trata-se de "um Rancho" puro, genuíno, com os trajes das gentes antigas da sua região e o mais curioso é que a maior parte dos elementos têm uma idade inferior a 30 anos. 
Com Virgílio Reis na apresentação e responsável por este Grupo, cada "moda" foi primorosamente apresentada e, aqui e ali, foram dadas algumas explicações das variadas apresentações que se dispersavam pelo salão. Uma atuação que surpreendeu pela positiva e, ainda por cima, era dia de Gonçalo Barata se estrear como dançante deste Grupo. E esteve muito bem!
Terminaram com uma moda "zumba na caneca" incluindo todas as outras pessoas que estavam no salão, onde esteve sempre presente uma mesa para que ninguém passasse fome.
Já quanto ao Rancho foi-lhes servido um lanche numa sala à parte

No entanto, quem animou o baile em si, foi o artista descendente de conterrâneos nossos de Sobral - Oleiros tendo feito a primeira parte do baile e depois do Rancho, ou seja a terceira parte. Dele temos a certeza da boa música e até lançou o seu segundo CD um pouco antes deste baile (dia 15).

À Casa da Comarca da Sertã, ao seu Presidente e às pessoas que ali trabalharam para que tudo corresse como desejavam, os meu parabéns.
Serão colocados neste Blog, a curto prazo, mais fotos.

Sem comentários:

Enviar um comentário