março 28, 2014

Mini Trail Ribeira de Oleiros deslumbra participantes. Já se esperava



Realizou-se no passado dia 22 de março, pelas margens da Ribeira de Oleiros, desde o Estreito até Oleiros, num total de 20 km, uma iniciativa de trail running promovida pelo setor de Desporto do Município de Oleiros. Os doze participantes desta atividade ficaram deslumbrados com as belezas paisagísticas de um percurso bastante bucólico, onde não faltam extensas levadas que ainda continuam a levar a água aos moinhos, assim como inúmeros açudes que tornam o itinerário bastante pitoresco e agradável. Segundo a organização, esta é uma iniciativa para repetir.



Outra nota positiva, prende-se com a opção de caminhada associada a esta atividade, para quem quisesse percorrer as margens daquele idílico curso de água apenas em metade do percurso, entre Milrico e Oleiros, numa extensão de cerca de 8 km. Recorde-se que esta é uma região com enorme potencial para a prática deste género de atividades, o que se comprova pela vontade dos atletas em repetir a experiência e pelo interesse de diversas entidades mundiais em realizar este género de iniciativas no concelho, facto pelo qual têm vindo até ao território efetuar várias ações de reconhecimento.



Recorde-se que o trail running se caracteriza por ser uma modalidade muito saudável, no mais puro contacto com a natureza, em que a superação pessoal é muitas vezes o objetivo, argumentos que justificam o facto de se encontrar em grande crescimento por todo o mundo. Este tipo de atividade passa por trilhos muitas vezes inacessíveis de qualquer outra forma sem ser a pé, sendo um tipo de corrida bastante diferente da de pista e de estrada, passando por vários tipos de piso e terrenos acidentados. Habitualmente, esta modalidade passa por zonas montanhosas com grandes declives, implicando subidas de pequenos riachos com fundos rochosos e pouca água, assim como subida de pedras. A tenacidade e dureza do trail running impede, por vezes, que os atletas consigam correr, tendo de caminhar, saltar e subir pedras.

Sem comentários:

Enviar um comentário