março 25, 2014

Forum Florestal em Oleiros teve ramo de flores das serras

No auditório municipal - Casa da Cultura


Fórum Florestal de Oleiros
Realizou-se no passado dia 18 de março, no auditório da Casa da Cultura, o Fórum Florestal de Oleiros promovido pelo Gabinete Técnico Florestal do município, em parceria com a Associação de Produtores Florestais Alvelos e Moradal (APFAM). A iniciativa reuniu um número significativo de interessados, os quais tiveram aqui uma oportunidade de expor as suas inquietações e soluções para a floresta do concelho. Perante um auditório cheio, foi apresentado pela técnica do município, Cláudia Mendes, um diagnóstico bastante assertivo sobre o setor florestal em Oleiros e o todo o seu histórico. Da parte da APFAM, a técnica Isabel Figueiredo explicou todo o trabalho desenvolvido pela associação e as suas considerações, resultado da vasta experiência profissional junto dos associados.

Face à importância da temática abordada, promoveu-se um debate bastante participado entre os intervenientes, o qual permitiu auscultar anseios e esclarecer realidades. Questões como o uso que se pretende dar à floresta, compensações e incentivos a proprietários, a ausência de cadastro, o emparcelamento, o ordenamento florestal, novas soluções para a rede primária, a certificação e a fiscalização em torno do espaço florestal, foram alguns dos temas abordados.

Recorde-se que esta iniciativa teve como objetivo reunir os interesses de todos, nomeadamente os seus anseios e necessidades, o que irá potenciar a construção de um memorando, o mais completo possível, que chegue junto do governo central e reivindique os direitos de proprietários, produtores e empresários florestais. Esta iniciativa pioneira representou assim uma oportunidade para todos se fazerem ouvir e acima de tudo, para esclarecer os demais interessados. Só assim se consegue uma eficiente concertação de esforços, no âmbito de uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o setor.

Sem comentários:

Enviar um comentário