março 11, 2014

Bombeiros Voluntários de Proença montam quartel no parque urbano

 Os Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova vão estar no próximo dia 16 no parque urbano, no “Dia do quartel aberto”, que pretende dar a conhecer à população os meios de assistência e a atividade desenvolvida. A iniciativa integra as comemorações do Dia da Proteção Civil 2014, cujo programa contempla igualmente um simulacro de acidente rodoviário com incêndio – que decorreu hoje na Escola Pedro da Fonseca – e um dia de treino técnico de salvamento e desencarceramento.

Alertar a comunidade para a importância da prevenção e socorro e dar a conhecer as potencialidades da corporação são objetivos das comemorações, que resultam da colaboração entre o Agrupamento de Escolas, Corpo de Bombeiros Voluntários e Serviço Municipal de Proteção Civil. O simulacro de acidente rodoviário hoje promovido envolve os alunos do 2º ano do CEF-Bombeiros e simula a colisão frontal de dois veículos de passageiros.

No próximo dia 16 serão montadas bancas com exposição de diversas valências de socorro, dos incêndios urbanos aos florestais, passando pela emergência pré-hospitalar, transporte de doentes e outras. Durante esse dia, se os veículos expostos forem acionados para uma ocorrência sairão diretamente do parque urbano, podendo a população perceber melhor as missões reais da corporação.

Quanto ao dia de treino técnico de salvamento e desencarceramento, marcado para 29 de março na Zona Industrial de Proença-a-Nova, serão abordados vários tipos de cenários e exploradas novas técnicas e procedimentos. Embora se trate de uma ação mais vocacionada para os elementos do corpo de bombeiros, a população é convidada a assistir, existindo sempre um elemento destacado para explicar o que está a ser feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário