julho 22, 2011

São os professores de matemática que não sabem ensinar?

Tanta coisa nos apetece dizer, quase gritar, 
quando sentimos que algo vai mal no 
mundo dos nossos pequenos e jovens...
Portugal tem dos melhores professores do 
mundo e alunos de "ouro"

Apetece-me hoje chamar a atenção de quem a deveria ter sempre. Estou farto de ler as estatísticas e médias dos resultados dos exames. Este ano, dizem que foi um desastre em matemática e até lingua portuguesa. O atual Ministro tomou logo decisão de atribuir mais tempo ao ensino da matemática (ainda bem). Afinal parece que somos todos "burros". O assunto tem sido até demasiadamente discutido, analisado, vários avançaram com soluções diferentes, as escolas passaram a ser medidas por ratings dos seus resultados em exame. Entram e saem Ministros e, dizem, vamos de mal a pior. Eu, pessoalmente não aceito este tipo de situações. Já vi de tudo. Acabarem ou reduzirem com algumas disciplinas nalguns anos, para beneficiar a matemática e a lingua materna, mas os a pressão dos loobys desses disciplinas falou mais alto e tudo ficou quase na mesma. Passaram aulas para 90 minutos e parece que não foi a solução. Aulas de apoio... ah sim, mas parece que não melhorámos.

Agora, vamos às olimpíadas da matemática à Holanda (vamos todos os anos) e o jovem Miguel Santos de Alcanena de 16 anos e do 10º ano, conseguiu a medalha de ouro entre tantas equipas internacionais. Aliás
este vencedor já tinha arrebatado uma Menção Honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática em 2010 e, no ano anterior, a medalha de ouro na competição portuguesa.. É OBRA!.

Na competição, conquistaram medalhas de bronze os estudantes do 12º ano Raul Penaguião, da Escola Secundária Santa Maria, de Sintra, e João Santos, da Escola Secundária da Maia, com 17 e 18 anos, respectivamente.

Luís Duarte, estudante do 10º ano na Escola Secundária de Alcains, ainda com 15 anos, arrebatou uma menção honrosa.

E os nossos alunos são maus em matemática? Ou serão os nossos exames que têm uma linguagem que não é igual ou  sequer parecida com a utilizada nas escolas?

Mas milhares de professores dedicados e competentes (retiro os casos menos capazes científico e pedagogicamente) são maus professores? TODOS eles são incompetentes? Pois bem, eu posso aqui e em todos os lados afirmar, que trabalhei uma vida inteira com colegas muitíssimo bem preparados e de uma dedicação irrepreensível. Assisti, conjuntamente com inspectores a centenas de aulas de professores de matemática e salvo um caso ou outro fiquei (ficámos) impressionados com o trabalho deles na sala de aula.
Bem, se tivéssemos aqui notas inflacionadas e fossemos às Olimpíadas internacionais e tivéssemos maus resultados...  aí algo não estaria bem, mas dando-se o contrário alguém como eu poderá gritar com toda a legitimidade: Algo está está errado.

Eu deixo-vos dizendo que não são os nossos jovens menos capazes que outros, mas um aluno com boas notas em todas as disciplinas me dizia há pouco tempo: "andamos na escola tanto tempo da nossa vida e muitas vezes a aprender algumas das coisas que teria tempo, noutras ocasiões, de o fazer. Veja bem, no tempo do meu pai inventaram o Propedêutico só com 3 disciplinas (aumentou mais um ano), depois foi substituído pelo 12º ano (que já teve 3 e mais disciplinas) e quantas vezes mudámos de programas? Isto cada ministro ou cada equipa ministerial cria comissões e mais comissões que depois nunca dão em nada porque quando apresentam o relatório já o ministro lá não está."
E isto, caros leitores, é um aluno que muito tem estudado a falar. 
Não quero falar da agitação no seio das escolas com introdução de novos regulamentos, novas formas de gestão, novo modelo de avaliação (que agora foi suspenso) porque isso, levava-me a escrever um livro.

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