julho 28, 2011

Ainda o desvio de 2 mil milhões


Mais uma justificação

O "desvio colossal" tão falado e afinal, depois de pressionado, o Governo veio mostrar através de video que não tinha sido usada essa expressão, na reunião do PSD, depois dos partidos da oposição exigirem explicações sobre o assunto. curiosamente, o ministro da Finanças veio dar uma explicação que, afirmou, ser da sua responsabilidade e ser uma interpretação possível "entre as palavras desvio e colossal outras palavras foram ditas, ora apagando essas palavras fica desvio colossal". Disse não ter qualquer informação oficial do que efetivamente se tinha passado, por isso ser uma interpretação pessoal e possível. Esta situação levou até um canal de televisão a repetir várias vezes esta "explicação" do Ministro.
Hoje, no final do Conselho de Ministros o mesmo ministro afirmou:

"O desvio de dois mil milhões nas contas públicas é calculado comparativamente às metas acordadas com a troika, metas essas que contemplam maior folga orçamental do que o Orçamento de 2011. Isso mesmo explicou esta quinta-feira o ministro das Finanças, numa conferência de imprensa depois do Conselho de Ministros.

Vítor Gaspar foi questionado pelos jornalistas sobre que valor se refere o desvio que o Governo tem apontado. O ministro respondeu que o desvio é face «aos objectivos do programa de assistência» internacional.

As metas definidas no memorando, em termos de défice orçamental, estabelecem um corte para os 5,9% do PIB no final deste ano. A redução é, de resto, mais branda que os objectivos definidos pelo anterior Governo (4,6%) e sobre o qual se baseia o actual Orçamento do Estado para 2011" - avança a Agência Financeira
ler todo o artigo em

Sem comentários:

Enviar um comentário