julho 07, 2011

Rating, rating, rating, lixo, lixo, lixo ?

Tudo para o "LIXO" e nem sequer é reciclável. Estou farto de assistir a análises e reações de políticos, economistas, analistas profissionais, jornalistas, banqueiros e afins, porque a agência de rating Moody´s decidiu baixar 4 níveis o nosso país colocando naquilo a que se designa por lixo. Agora foram os bancos quatro dos nossos maiores bancos a descer as escada dos níveis: CGD, BES,  desceram 3 níveis, enquanto que BCP e BANIF desceram quatro níveis.
As reacções não se fizeram esperar
por parte de altas entidades nacionais e das estruturas da UE. Foi a gota de água? Então a culpa era dos Gregos? do Sócrates (português)?. Houve expetativas que se elevaram após as eleições em Portugal levando mesmo o agora Secretário adjunto de Passos Coelho, Carlos Moedas a afirmar que bastava este governo tomar posse e a confiança era imediatamente restabelecida porque também estava assinado o protocolo com a troika. Não foi nada disso o que mostra que que a questão não é de trocar de Governo, ministros e deputados. É verdade que Portugal (este governo) não merecia esta descida de níveis, depois de ter tomado medidas altamente penalizadoras cujo impacto ainda se desconhecem, a não ser que todos descontamos ou pagamos mais.  Mas o ataque das tais agências verifica-se como a lei natural da selva.: Os predadores atacam sempre os mais frágeis.
Mas a Europa sabe agora (já o sabia) que o problema é muito mais profundo. E, desta vez sentiram as reações que há muito deveriam ter começado. Quando for com países como a Espanha (por mais que os seus dirigentes políticos digam que não estão no mesmo pé de igualdade da Grécia ou de Portugal - nós dizíamos o mesmo quanto à Grécia), a Itália e outros, as coisas tornam-se dramáticas para a Europa. 
Todos sabemos que existem interesses diversos e monumentais por trás destas agências, mas coloca-se a pertinência da Europa poder criar a sua, como a China fez. No entanto as situações são diferentes e momentos também diferentes. Mas algo tem de ser feito. No Facebook já explodiu uma reação de milhares pessoas com as mais diversas formas de desacreditar a Moody´s. Em nada beliscarão a agência? Mas alertam os "nossos eleitos na Europa". 
Que se rompa de vez com estas agências de rating. A Europa reagiu, acorde de vez com a letargia nestes e noutros domínios. E que se lembrem que, a "velha" Europa é o continente de democracias já sólidas e culturas referência para o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário