julho 22, 2011

Em Proença-a-Nova está exemplo a viver o 4º aniversário

Ciência Viva com novo módulo
de energias renováveis
A celebrar o 4º aniversário, o Centro tem registado aumento
de afluência. Em quatro anos já teve cerca de 60 mil visitantes

 O êxito é muito significativo e deve-se ao dinamismo, à inovação e grande força na demonstração. Um nicho de ciência que pode vir a tornar-se ainda mais num centro de referência para toda a zona centro. É passo a passo que se atingem metas que, à partida, eram impensáveis. Estão de parabéns, autarquias e todos quantos se dedicam de alma e coração ao centro de ciência viva de Proença (nas Moitas).


O aniversário assinala-se hoje, mas o presente chega dentro de poucos dias: o Centro Ciência Viva da Floresta vai ter um novo módulo sobre energias renováveis, instalado na Casa da Floresta. Um aerogerador e um painel solar fotovoltaico vão alertar os visitantes para a importância da sustentabilidade energética. Desde que abriu, há quatro anos, o CCVF já recebeu cerca de 60 mil visitantes, sobretudo alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos.

Para comemorar o quarto aniversário, o Centro promoveu uma jornada de portas abertas e durante a tarde apagou as velas com a ajuda das crianças que participam nas férias desportivas, admiradas com a cor verde do bolo de espinafres. O presidente da Câmara, João Paulo Catarino, enalteceu o “extraordinário trabalho e empenho” de toda a equipa do CCVF, enquanto o presidente da assembleia geral da Associação Centro Ciência Viva, Daniel Catarino, desafiou as crianças a protegerem a floresta.
A festa estende-se até domingo, dia em que será contada a História da Abelha Bolota, a partir das 15 horas. É também à volta das abelhas que está a ser desenvolvido mais um projecto do CCVF, que ficará concluído dentro de alguns meses. No exterior das instalações irá nascer o Parque das Abelhas, uma zona temática com equipamentos lúdicos e educativos para os mais novos.
Depois de ter recebido 14 mil visitantes em 2010, o Centro irá este ano ultrapassar os 15 mil, aponta o ritmo de participação registado até agora. O Ano Internacional das Florestas contribui para este aumento, levando as escolas a dar mais atenção ao tema. A par das visitas à área expositiva, são muitos os grupos que optam pela realização das actividades e experiências que a equipa do Centro oferece.
Se o Verão é tempo de pausa nas visitas escolares, nem por isso a afluência ao CCVF diminui. Depois de um primeiro campo de férias em Julho, para Agosto é esperado um novo grupo e também o programa Ciência no Verão tem atraído muitos visitantes. As duas iniciativas de Geologia no Verão programadas para 30 de Julho e 20 de Agosto já estão esgotadas e com interessados em lista de espera." - afirma-se no site do Município

Sem comentários:

Enviar um comentário