julho 13, 2011

Proença e o rastreio do cancro da mama

Quem pretender transporte para se deslocar ao Centro de Saúde deve 
contactar a Câmara ou Junta de Freguesia
Pela importância que tem esta iniciativa, Proença está a colaborar positivamente da forma que nos leva a dar expressão à informação do seu site:

A partir do próximo dia 15 inicia-se o programa de rastreio de cancro da mama no concelho de Proença-a-Nova, promovido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Todas as mulheres convocadas que pretendam transporte para se deslocar ao Centro de Saúde de Proença, junto ao qual estará estacionada a unidade móvel de mamografia, deverão contactar o Município (pelo telefone 274670000) ou a junta de freguesia da área de residência.
O programa arranca com utentes da freguesia de Proença-a-Nova, seguindo-se Alvito da Beira e Sobreira Formosa, entre os dias 18 e 22 de Julho, e na semana seguinte Montes da Senhora. Ainda sem datas definidas, serão abrangidas as restantes freguesias. As mulheres que vão participar recebem uma convocatória a indicar os dias e horário para realização do rastreio.
Incluído no Plano Oncológico Nacional e na Rede Europeia de Rastreio de Cancro da Mama, este programa é gratuito e abrange o grupo etário dos 45 aos 69 anos. Com início na região Centro em 1990, o rastreio visa contribuir para a redução da incidência e mortalidade da doença, já que a mamografia continua a ser um dos meios mais eficazes para o diagnóstico precoce. Em Portugal surgem 4500 novos casos de cancro da mama por ano, o que equivale em média a 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com a doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário