janeiro 19, 2011

Vila Nova da Barquinha aderiu ao projecto Bosques do Centenário


Vila Nova da Barquinha - 
Projecto “Bosques do Centenário”

O Município de Vila Nova da Barquinha aderiu ao projecto “Bosques do Centenário”, promovido em parceria pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Quercus e o Movimento Cívico Limpar Portugal.
O projecto “Bosques do Centenário” insere-se nas Comemorações do Centenário da República e tem como objectivo plantar pequenos bosques de 100 árvores de espécies autóctones em cada um dos municípios de Portugal como forma de assinalar os 100 anos de instauração da República Portuguesa, assinalando esta efeméride com a plantação de “monumentos vivos” em cada um dos 308 municípios portugueses.
As plantas, 56 medronheiros, 25 pinheiros-mansos e 19 azinheiras foram cedidas pela Autoridade Florestal Nacional. A plantação, apadrinhada pelos escuteiros, decorreu no dia 8 de Janeiro de 2011, no espaço envolvente à sede do Agrupamento 583 do Corpo Nacional de escutas – Vila Nova da Barquinha, sito em Roque Amador, freguesia de Vila Nova da Barquinha.
Embora a primeira fase deste projecto tenha decorrido entre os dias 22 e 28 de Novembro de 2010, com destaque para o dia 23 de Novembro, dia da Floresta Autóctone, só foi possível proceder à plantação neste último fim-de-semana, devido às condições meteorológicas adversas, com chuva e vento, que se verificaram até ao final do mês de Dezembro.
A presente iniciativa irá prorrogar-se no tempo, pelo que no presente ano, Ano Internacional das Florestas, serão propostas diversas actividades que visem a sensibilização das populações para importância de uma cidadania activa e da preservação e conservação da natureza.

As florestas são um monumento vivo, a melhor memória e a melhor herança que podemos deixar para os próximos cem anos e para as gerações futuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário