janeiro 26, 2011

Site do Município de Oleiros dá a conhecer Projecto "Grande Rota do Zêzere"

Projecto valoriza importantes

potencialidades endógenas

 - Zêzere de uma beleza incomparável -
"No sentido de um eficaz desenvolvimento e aproveitamento das potencialidades oferecidas pelo rio Zêzere, possibilitando que todos possam usufruir deste recurso hídrico, está em curso o Projecto "Grande Rota do Zêzere". A ideia nasceu no seio da Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela e passa pela construção de um percurso pedonal com cerca de 351,8 quilómetros que ligará a nascente do rio Zêzere à sua foz, em frente à vila de Constância. O projecto conta com a participação dos municípios que limitam os seus territórios com a bacia deste rio, como é o caso de Oleiros e foi apresentado pela primeira vez no dia 11 de Dezembro de 2007, no concelho, mais precisamente na freguesia de Cambas. Desta forma, em Oleiros, torna-se possível a circulação de Cambas à Madeirã, ao longo do rio, o mais próximo possível das águas da albufeira.

O projecto foi desenvolvido sob a coordenação da ADXTUR e com o apoio das diversas Associações de Desenvolvimento que integram as várias zonas de intervenção. A Grande Rota do Zêzere (GRZ) é considerada como um objectivo estruturante para a região e integra a Rede das Aldeias do Xisto, sendo assumida como um projecto prioritário, encontrando-se contemplado no Plano Regional de Ordenamento do Território.
Para além da circulação pedonal, esta Rota irá ter ainda a possibilidade de poder ser utilizada, no todo ou em partes, por bicicletas. Do mesmo modo, foram também estudadas outras formas de ligar etapas como, por exemplo, a utilização das massas de água das grandes barragens com canoas, o que poderá revelar-se bastante interessante"

Sem comentários:

Enviar um comentário