janeiro 25, 2011

E as águias têm garantida a sua existência em Portugal

Protegidas mostram alto os seus ninhos

  
Oleiros vai ter uma exposição de trabalhos realizados fotograficamente por pessoas que
têm o bom gosto e técnica de recolher momentos extraordinários relativamente a ninhos de águias nas sua fases de desenvolvimento.
Ainda antes de sabermos que tal iria acontecer, e quando nos deslocávamos de Alcochete para Porto Alto, não conseguimos passar sem parar o carro e fotografar dois ou três postes de linhas de alta tensão onde se encontram várias dezenas de águias, como as fotos mostram. Ali se viam muitas das jovens águias que sobrevoavam os seus ninhos e os progenitores erguiam-se majestosamente , quer perto dos ninhos, quer fazendo circunferências mais alargadas nos seus võos.
Já uma vez aconteceu um apagão nas zonas de Lisboa devido à morte de uma águia nos fios de alta tensão, segundo a REN, na devida altura informou. Mas nesta zona, a empresa tem as zonas com probabilidade de que isso aconteça, cheias de pequenas ventoinhas que, assim, não permitem o pouso destas lindas aves nos pontos fatais. Deste modo a REN tem contribuído de forma muito positiva para o aumento demográfico desta espécie.

Sem comentários:

Enviar um comentário