janeiro 11, 2011

Oleiros recria a festa de S. Sebastião. Escolas envolvem-se e bem


Já uma vez escrevi sobre as realizações da festa de S. Sebastião que, tinham sempre centenas de crianças. Isto porque os proprietários de zonas de castanheiros, prometiam sempre a este santo vir ali distribuir uma ou mais sacas de castanhas piladas (secas no "caniço" - sobrado tipo tecto de ripas na cozinha ou local onde se fazia lume para secarem). Depois,
eram debulhadas e ficavam (ficam) as castanhas secas (piladas). Nós todos conhecíamos bem quem eram os que mais castanhas atiravam no terreiro. Víamos a junta de bois subindo a rua e com as sacas em cima do carro. Era logo um alarido enorme. Depois eram velhos e novos a apanharem castanhas, muito idêntico ao que se passa no atirar de rebuçados no final de casamentos e batizados. Esta festa era realizada no dia 20 de Janeiro, dia do santo e é com alegria que agora vejo a notícia, abaixo transcrita, no website da Câmara de Oleiros porque, pelo que é dito, tudo está em preparação para a recreação desta festa peculiar.

NOTÍCIA.

"O Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, nomeadamente a Escola Básica de Oleiros e o Jardim-de-Infância de Oleiros, com a participação do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, D. Maria Augusta da Silva, estão a promover o reviver da secular tradição associada aos festejos de S. Sebastião, na vila de Oleiros, a qual terá lugar no próximo dia 20 de Janeiro. Com o apoio da Junta de Freguesia de Oleiros, será recriada a tradição das castanhas piladas e das broinhas de milho, a par da realização da já habitual missa, a ter início pelas 12 horas, na capela do Santo, em Oleiros."

Também nos dias 21 a 23 de Janeiro vão-se realizar as festas no Vilar Barroco em honra do mesmo santo - São Sebastião.

Sem comentários:

Enviar um comentário