janeiro 24, 2011

Eleições Presidenciais - Resultados Nacionais



Decorreram as Eleições Presidenciais neste Domingo, tendo ganho Cavaco Silva com 52,91%, sendo reeleito logo à primeira volta.

Manuel Alegre ficou muito abaixo dos valores que as próprias sondagens anteriormente lhe atribuíam vindo a ficar somente com 19,75% dos votos entrados nas urnas
Fernando Nobre, a candidatura da
Cidadania, para além de Cavaco Silva, foi o vencedor da noite, tendo em conta que não era apoiado por qualquer força política. Os 14,11% conseguidos já foi objecto de análises apuradas e é um resultado para abanar os partidos. Muito se falará deste resultado e deste candidato por quem todos temos uma simpatia por ele, pelas grandes causas que sempre abraçou.
O candidato do PCP não foi além de 7,15%, resultado que espelha as votações do Partido, com poucas variações.Francisco Lopes não saiu vencedor nem dentro do próprio partido mas desempenhou o papel que o PCP se tinha proposto.
O candidato da Madeira, Coelho, com um inédita campanha, ficou em segundo lugar na Madeira e conseguiu 4,50% no geral, votos que alguns comentadores atribuíram a "votos de protesto" pela actual situação (desempregados, corte de salários). O certo é que, cirurgicamente elegeu todos os dias um tema ou dois para só ou pouco acompanhado ser motivo para que algumas pessoas me dissessem que "não perco uma do Coelho. Deixo tudo o que estou a fazer e vou vê-lo".
Por fim Defensor Moura, ficou com 1,57% dos votos, muito pouco mesmo.

Forte foi a abstenção 52,9%, situação preocupante também para análise!
E que significam os 4,2% dos votos brancos entrados nas urnas? Trata-se de votos assumidos!

Sem comentários:

Enviar um comentário