janeiro 10, 2011

Cavaco ainda recebe a preferência dos portugueses para maioria absoluta

PRESIDENCIAIS

De acordo com os comentários do Prof Rebelo de Sousa, não há dúvidas de que Cavaco Silva vai ganhar as eleições do próximo dia 23 e com maioria absoluta, pois as sondagens feitas (com urna) indicam isso mesmo. No entanto, a percentagem já regressou para os dígitos que nós achamos serem mais lógicos. Algumas "sondagens" indicaram,
ainda há poucos dias, 76% e outros, mas todos sabíamos que esta meta não correspondia à verdade. Isto não significa que eu mesmo não considere que Cavaco ganha à primeira volta, mas a campanha não tem sido mobilizadora, estamos agora já mesmo nos dias legais da campanha, mas nos dias anteriores, os candidatos em vez de convencer os portugueses para a importância da ida às urnas, com consciência do que se vai seguir em tempos muitos difíceis, após o dia 23. As afirmações de Passos Coelho e outros destacados políticos da direita, repetem afirmações de que, se o FMI vier para Portugal, então é porque o Governo falhou e sendo assim, não pode continuar a governar. Por isso, dizem, a solução é eleições porque não vêem outra alternativa dentro do PS.
Penso que todos quantos engalanaram em arco com estas afirmações, nomeadamente o candidato Cavaco Silva em entrevista, deram já um aviso muito sério ao PS e a toda a esquerda em geral: Cavaco ganha, vamos para eleições, PSD e CDS em coligação (já o admitiram) e assim está conseguida uma eventual maioria para dar confiança interna e externa. Depois de se calarem mais com a questão do BPN, todos eles abanam a mesma sineta. No entanto, pode ainda haver algumas reviravoltas nos últimos dias e, a acontecer uma segunda volta, pode aqui levantar-se uma "guerra" da Direita contra a Esquerda e o resultado pode não impedir que o novo seja o actual Presidente, mas que vai ser uma segunda volta dura, isso vai mesmo. 
Sei bem que o Povo tem visto neste Presidente da República um certo equilíbrio necessário para alguns momentos do passado, mas também não esquecem outros. E, a luta, completamente dispensável de comunicados contra comunicados, mensagens contra mensagens, sobre o BPN, mostrou que, após o dia 23 as relações entre Primeiro Ministro e o Presidente da República podem estar meio deteoradas e não é nada bom para o País. Mas esperemos que, após o dia 23 não haja a vontade de trocar de Governo, para vivermos mais um período de preparação do novo Governo e que não dá estabilidade ao País. Com PS, PC, Bloco e outros na oposição, as manifestações, todos sabemos, serão de um impacto que poderá imitar os sérios problemas que se já viram noutros países. É a minha opinião e bebi as palavras muito sérias e responsáveis de Manuela Ferreira Leite de aqui há dias, quando chamava a atenção para o facto dos políticos, nomeadamente os mais responsáveis viverem numa sociedade à parte e longe dos seus eleitores. A imagem dos políticos está mesmo degradada e isso não é bom para a Democracia.  Vivem olhando para dentro do seu próprio círculo, virados para os seus partidos e  não conseguem alterar esta imagem perante aqueles que que tantas vezes chamam de "sociedade civil"
O apanhado das televisões nas campanhas de rua, ouvem-se desabafos (declarações) que mostram que "os políticos estão completamente afastados dos seus eleitores" e mais graves, como, "eles todos querem ir para lá, mas depois são todos uns corruptos e querem é todos os mesmos (por ex. na campanha de Fernando Nobre).
Aguardemos, mas devemos votar!

Sem comentários:

Enviar um comentário