janeiro 18, 2011

Os 500 anos de Amato Lusitano - Castelo Branco

Estátua de Amato Lusitano
Poesia para Amato Lusitano

A câmara Municipal de Castelo Branco vai comemorar os 500 anos do nascimento de Amato Lusitano, ilustre figura que muito deu do seu saber e investigação a esta região e ao país. Para colaborar na divulgação deste evento, seguidamente se inclui a informação incluída no website da Município albicastrense:
"O programa comemorativo dos 500 anos do Nascimento de Amato Lusitano arranca na quinta-feira, dia 20, com uma sessão de poesia em espaço público, em frente à estátua desta eminente figura albicastrense, situada na Praço do Município, no centro da cidade.
A sessão está agendada para as 10h00 e contará com a presença dos elementos da comissão organizadora do Programa Comemorativo dos 500 anos do Nascimento de Amato Lusitano, que para além da leitura de poemas participarão num conjunto de outras iniciativas cujo objectivo é realçar a importância deste médico e recordá-lo como um albicastrense, cidadão do mundo.
João Rodrigues - que ficou para a História como Amato Lusitano - destacou-se como médico no século XVI. As suas curas são ainda hoje reconhecidas na comunidade científica como referências importantes. A partir das plantas que estudava e seleccionava elaborou remédios que resultaram em curas para centenas de patologias.
Algumas das plantas estudadas por Amato dão hoje forma e cor ao jardim localizado em torno da sua estátua, na Praça do Município"

Sem comentários:

Enviar um comentário