janeiro 20, 2011

Oleiros - Ministra da Saúde inaugurou o Centro de Saúde


Finalmente a Centro de Saúde foi mesmo inaugurado, no dia 19/1 cuja cerimónia contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge. Foi recebida pelo Presidente da Câmara de Oleiros, José Santos Marques que na abertura fez um discurso muito bem documentado que assim deixou a Ministra com a realidade concreta de Oleiros em matéria de Saúde. O autarca afirmou que o novo centro dá assistência a 5.613 utentes, mas com uma equipa de quatro médicos, mas um deles está de baixa vai para quatro meses, 10 enfermeiros e 7 assistentes técnicos e 8 assistentes operacionais. Mas foi a falta de médicos de família que José Marques bem sublinhou afirmando que "a vinda de recursos humanos para Oleiros é uma urgência". Adiantou ainda no seu discurso que Há três extensões de saúde que não estão a funcionar exatamente por falta de médicos. Claro que não deixaria de sublinhar a importância que era manter o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) neste concelho.
A Ministra usou então da palavra e em resposta a algumas questões do Presidente disse que "só em 2014/2015 é que haverá médicos suficientes para que a maioria dos portugueses tenha médico de família". Isto porque, disse à imprensa durante a cerimónia, "a resposta será dada pelo numero de alunos que entrou nas universidades e dos cursos existentes".
Mas já quanto ao SAP, deixou o Presidente e Oleiros sem resposta e era importante que tivesse dito algo de positivo quanto a esta questão. Depois de se visitar o novo Centro foi a vez de todos terem à sua disposição no restaurante "Maria Pinha", um berberete


Sem comentários:

Enviar um comentário