janeiro 19, 2011

Desenhos de linho e esculturas de pinho - Rectrospectiva

Proença-a-Nova: Inaugurada exposição na galeria municipal 
 
Retrospectiva de José Macedo inclui dez desenhos sobre linho e quatro esculturas de pinho e aço
 
 
O desenho, figurativo, apela à ideia de transformação. A escultura abstracta “é a catarse dessa ideia”. Uma e outra forma de expressão complementam-se e estão em exposição na cafetaria/galeria municipal de Proença-a-Nova, no parque urbano. Na inauguração, ao final da tarde de sexta-feira, o escultor José Macedo agradeceu ao Município a iniciativa e disponibilização do espaço, que lhe permite pela primeira vez mostrar a sua obra nesta região.
A retrospectiva inclui dez desenhos e quatro esculturas de pinho e aço. Os desenhos são feitos sobre linho, uma escolha que “começou por ser económica” – dada a grande dimensão dos quadros – e permitiu ultrapassar algumas limitações do papel, como a fragilidade e dificuldades de conservação. Sucessivos testes conduziram José Macedo ao linho com a textura que considera mais adequada.
Madeirense a residir em Setúbal, José Macedo já expôs em Espanha e um pouco por todo o país e está representado em colecções institucionais como no Centro de Arte Contemporânea, no Palácio da Cerca (Almada) ou na Direcção Regional dos Assuntos Culturais da Madeira. O seu trabalho já conquistou diversos prémios. 
Na inauguração estiveram os pintores Cavalheiro Cardoso e Silvia Mathys, que se mostraram impressionados com o traço de José Macedo. “Vejo os desenhos como se fossem escultura”, comentou Cavalheiro Cardoso. Silvia Mathys destacou que, sendo formas muito diferentes, a escultura e o desenho estão interligados. “Ele parte da pintura para se inspirar para a escultura, é como uma consequência.”
Entre as peças preferidas de José Macedo, das 14 expostas, está a escultura “Magnum Mysterium”. Uma escolha marcada “pelo próprio processo” criativo, mais do que pelo resultado. Até porque José Macedo não partilha da visão de que a arte tenha de transmitir seja o que for ao público: é, acima de tudo, um acto de vontade do artista.- in wbsite do Município de Proença-a-Nova

Sem comentários:

Enviar um comentário