janeiro 12, 2011

Hoje Portugal coloca a Europa em suspense à espera do resultado do leilão da dívida portuguesa

HOJE, DIA 12, É DIA IMPORTANTE PARA O FUTURO DE PORTUGAL

Os economistas estão divididos quanto ao impacto do resultado deste leilão da dívida pública a 10 anos.
A Agência Financeira adianta que " Com um montante indicativo entre os 750 e os 1.250 milhões de euros, o leilão é composto por duas linhas de Obrigações do Tesouro, a quatro e a dez anos. O maior medo é que a
operação não registe procura suficiente que permita colocar o montante total, ou que a taxa de juro exigida pelos investidores seja muito elevada (acima dos 7%).".
Mas não só Portugal vai ao mercado esta semana. Países como a Espanha, Itália e a própria Alemanha vão ao mercado nesta quarta-feira. Só a Alemanha coloca no mercado a venda de acções a 5 anos no valor de 6 mil milhões de euros. embora a sua economia cresceu 3,6% batendo mesmo o record.
Há notícias que avançam que Bruxelas já prepara um empréstimo a Portugal de 100 mil milhões, enquanto que há um banco estrangeiro que indica a data prevista para esse empréstimo entre 30 de Janeiro e 4 de Fevereiro. Porém o Governo Português numa análise que diz ter feito "muito criteriosa" afirma que tudo indica que a se fique abaixo dos 7,3/ previstos para 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário