janeiro 27, 2011

FESTA do Senhor das encruzilhadas em MAÇÃO

No próximo dia 2

De acordo com informação constante na página oficial do Município de Mação, decorrerá a festa acima indicada que é o Patrono da Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUN).

Do programa consta o seguinte
11.30h – Arruada pela Vila de Mação12.00h – Eucaristia na Igreja Matriz de Mação (Bênção do novo Fardamento)
 Procissão de Senhor das Encruzilhadas até ao Nicho
14.00h – Almoço-Convívio no Restaurante “Mansinho”
Inscrições para o almoço-convívio (até dia 30 de Janeiro): 965316486 (José Costa); 961101459 (José Francisco Conceição); 960219613 (João Manuel Martins). 

O Senhor das EncruzilhadasA história do Senhor das Encruzilhadas, enquanto Patrono da Sociedade Filarmónica União Maçaense, remonta a 1950 quando Jaime Reis, o então Mestre da Banda, e alguns músicos (João Mendes, Manuel de Jesus Martins, João Nunes Moleiro, Pedro de Matos Alexandre e outros) decidiram recuperar o Nicho degradado, que se situava nas proximidades do cemitério da Vila de Mação.
Empenhados nesta missão, compraram uma imagem nova, uma vez que a outra estava partida e decidiram compor um Hino para a Banda: Jaime Reis compôs a música e João Mendes escreveu os versos. E foi assim que o Senhor das Encruzilhadas passou a ser o patrono da SFUM.

Esta festa decorria, inicialmente, no mês de Novembro com duas procissões: uma no sábado à noite para a Igreja Matriz e outra, no domingo, após a missa, para o Nicho. E assim se manteve durante largos anos até que, depois de um interregno,  passou a realizar-se no último domingo de Janeiro com a procissão da Igreja Matriz para o Nicho.
Actualmente, a Festa do Senhor das Encruzilhadas celebra-se no primeiro domingo de Fevereiro.
O convívio depois da procissão surgiu na década de oitenta. Entre 1993 e 1998 não se realizou, tendo sido retomado em 1999 com a Direcção presidida por José Costa e assim se tem mantido até à data.

Sem comentários:

Enviar um comentário