outubro 30, 2014

Sertã homenageou Ângelo Pedro Farinha, um grande autarca


A 29 de outubro cumpriram-se 20 anos após o falecimento de Ângelo Pedro Farinha, autarca sertaginense (Vereador e Presidente da Câmara Municipal da Sertã entre 1977 e 1994). O Município da Sertã assinalou esta data com a colocação de uma coroa de flores junto ao jazigo do antigo autarca com uma mensagem escrita por José Farinha Nunes em que recorda o seu desaparecimento.

"Aos familiares e amigos, o Presidente da Câmara Municipal da Sertã deixa palavras de conforto, “lembrando a pessoa que continuará sempre presente em nós”.

Ângelo Pedro Farinha foi uma das personalidades mais influentes do século XX na Sertã, onde nasceu em 1926. A sua ascensão política iniciou-se com o 25 de Abril de 1974, com a sua nomeação para a Comissão Administrativa da Câmara Municipal da Sertã, presidida por Manuel José Lopes. Em dezembro de 1976, concorreu às
eleições, representando o recém-designado PPD/PSD, tendo vencido. Foi eleito Vereador, ficando com os pelouros dos Serviços Elétricos, Água e Limpeza. Em 1982, encabeçou a lista do PSD à autarquia, tendo saído vencedor. Os anos em que permaneceu aos comandos da autarquia foram de grande desenvolvimento para o concelho, tendo concretizado obras há muito reclamadas pela população, a maior parte delas financiadas por fundos comunitários: Palácio de Justiça da Sertã, quartel dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, mercado municipal de Pedrógão Pequeno, Centro de Saúde da Sertã, Escola C+S da Sertã, edifício do Gabinete de Apoio Técnico, Centro de Coordenação de Transportes da Sertã, zonas industriais das vilas da Sertã e Cernache do Bonjardim, entrou outras. Em 1993 inaugurou o trajecto Sertã – Pedrógão Pequeno no IC8, um dos projetos para os quais mais trabalhou. Realizou inúmeras beneficiações no concelho: desenvolvimento urbanístico, estradas, fontes, calçadas, eletricidade.
As suas iniciativas industriais imprimiram elevada dinâmica ao desenvolvimento económico da Zona do Pinhal, entre elas a FAFIC (Feira Agrícola, Florestal, Industrial e Comercial da Sertã), assim como os primeiros passos no Turismo, com a associação do Concelho da Sertã à então Comissão Regional do Turismo dos Templários.
Com 68 anos, e menos de um ano depois de ter sido eleito para o quarto mandato na Câmara Municipal da Sertã, faleceu a 29 de outubro de 1994. A sua morte provocou grande consternação no concelho. Como Presidente de Câmara, ficou por cumprir o seu sonho de elevar Sertã a cidade."
(in “História da Sertã”, de Rui Pedro Lopes, 2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário