outubro 01, 2014

Feira de outono recordou tradições em Sobreira Formosa - (Proença)

A recriação de uma desfolhada tradicional e a recuperação das memórias do Jogo da Tala, que deixou de ser praticado há cerca de duas décadas, foram dois dos momentos mais participados da Feira de Outono, que decorreu no fim de semana na Sobreira Formosa. A iniciativa integrou a edição de setembro d’Os Quintais nas Praças do Pinhal, com a presença de 24 produtores hortofrutícolas e alimentares e 20 artesãos.

Realizada no final de um passeio pedestre que cruzou campos de milho, a desfolhada recordou o convívio que os serões de trabalho proporcionavam, ao som de músicas entoadas pelo Grupo de Danças e Cantares de Sobreira Formosa. O aproveitamento dos sarafolhos (folhas retiradas das espigas) para fazer bonecas e moinhos foi demonstrado num atelier dinamizado pelo grupo de costura de Atalaias.

O grupo de teatro Váatão associou-se à recriação com rábulas sobre os namoricos e o costume de beijar as raparigas, quando se encontrava uma espiga de milho vermelho. O teatro prosseguiu depois no palco da feira, no Instituto de São Tiago, mantendo-se a interação e o humor que arrancou gargalhadas ao público, sobretudo no momento de um improvisado parto a encerrar a apresentação.

O programa de domingo iniciou-se com uma caminhada às vinhas e adega da Quinta de São Jorge, enquanto durante a tarde houve uma demonstração de como se prepara broa de milho, num forno portátil instalado na zona de tasquinhas. Quatro associações locais dinamizaram a área de petiscos, com doçaria tradicional, sopas e pratos de caça, incluindo guisado e bifanas de veado.
Com regras idênticas às do basebol e desconhecido das crianças e jovens, o Jogo da Tala despertou curiosidade e envolveu dezenas de pessoas que quiseram experimentar. Pedaços de madeira, recortados na forma de tala, e bolas de cortiça eram quanto bastava para demoradas sessões do jogo, exclusivo da freguesia e tradicionalmente jogado no campo do Largo da Devesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário