outubro 30, 2014

Sertã - Escolas com "Heróis da Fruta", uma boa iniciativa

"Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável" é a iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) a que o Agrupamento de Escolas da Sertã se associou, através de candidatura elaborada pela Câmara Municipal da Sertã, que abrange a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Pretende-se promover uma alimentação equilibrada junto dos mais novos, contribuindo para a redução de custos de saúde associados à Obesidade Infantil.
As atividades iniciaram-se no mês de outubro e decorrerão durante todo o ano letivo. Esta iniciativa abrange quatro salas de jardim de infância (Cabeçudo, Cumeada, Pedrógão Pequeno e Várzea dos Cavaleiros) e 12 salas do 1.º ciclo (Cabeçudo, Castelo, Cumeada, Centro Escolar de Cernache do Bonjardim, Pedrógão Pequeno e Várzea dos Cavaleiros).

Este projeto tem como objetivos a promoção de uma aprendizagem real, incentivando a ingestão de fruta pelas crianças como primeira opção para o lanche. Sabendo que o lanche é, em regra, preparado em casa, pretende-se sensibilizar pais e encarregados de educação para a importância do consumo da fruta nos lanches e nas restantes refeições. Pretende-se motivar as crianças e mobilizar os adultos para que assumam o compromisso da ingestão de fruta todos os dias, assimilando a importância da fruta na alimentação e na manutenção da saúde.

O projeto contempla diversas tarefas e desafios que incentivam a ingestão de fruta: "Quadro de Mérito - Hoje Comi Fruta", Inquérito "O que mudou em nós?" e "Hino da Fruta - Vamos espalhar a magia da fruta". No final do ano letivo, as escolas vencedoras receberão a peça de teatro interativa "Super Festa dos Heróis da Fruta". Mais informações sobre o projeto em www.heroisdafruta.com.
A adesão à iniciativa "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável" vem complementar o programa Regime de Fruta Escolar desenvolvido pela Câmara Municipal da Sertã nos estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico: duas vezes por semana é oferecida a cada aluno uma peça de fruta ou legume (tomate ou cenoura) ao lanche. Havendo ainda algum trabalho a fazer nesta matéria, tem sido visível uma melhoria no consumo de fruta pelos alunos do concelho.


De: Educação - Município

Sem comentários:

Enviar um comentário