outubro 15, 2014

Primeiro Ministro, Passos Coelho, visitou pela primeira vez Oleiros


O problema da desertificação e a importância
 da grande manha florestal
Decorreu, ontem, a visita do Primeiro Ministro a Oleiros, como estava previsto. Foi recebido pelo Presidente da Câmara, Fernando Jorge e outras entidades tendo a receção oficial decorrido no Salão Nobre do Município, tendo o edil local feito um discurso virado para o agradecimento pela visita do PM mas também chamando a atenção de vários problemas que se sentem no concelho e na região.
O problema da desertificação do concelho foi um deles afirmando que " há gente que sofre com as asperezas da vida rural, com o rigor da interioridade, com a calamidade dos incêndios. Mas esta mesma gente orgulha-se da Terra onde nasceu e se não voltarem os profetas da desgraça, que tudo prometem e tudo tiram, acreditam que o futuro voltará a sorrir (...) temos que apoiar a nossa floresta, que o nosso ouro é, dedicando-lhe tempo e recursos para a proteger, mantendo-a limpa e saudável, o que a torna num dos recursos económicos mais importantes para o País. Esta mancha imensa de pinho bravo é, ou melhor era, a maior fonte de rendimento de toda a Região e uma “autêntica fábrica” de criação de postos de trabalho. Se não a preservarmos é mais um forte golpe nesta zona de Portugal tão esquecido de alguns governantes que não se acanham de clamar nas campanhas eleitorais que não esquecem o Interior."
O Dr. Fernando Jorge, disse, estar certo e agradecido pelo apoio em determinados projetos que são ou serão importantíssimos para a região.

Sobre o desempenho e empenho da sua autarquia afirmou:
Projetos
"Em Oleiros, a autarquia investe cerca de seiscentos mil Euros anuais no apoio à educação, e fazemo-lo porque sabemos que só um Povo culto é desenvolvido. E o nosso agrupamento de Escolas tem apresentado resultados com excelente aproveitamento escolar e uma liderança de qualidade que é de enaltecer. É certo que esta qualidade de ensino é fruto da competência dos professores, doutros profissionais da escola e da dedicação e trabalho dos alunos, mas estou certo que o apoio da autarquia também ajuda aos resultados de excelência, como tem sido fundamental a colaboração do Instituto Politécnico de Castelo Branco e o apoio permanente do Ministério da Educação, mormente através da Direcção Geral dos Equipamentos Escolares.
Em Oleiros, temos investido em melhorar o bem-estar das nossas gentes, trabalhando por uma Medicina de proximidade, com unidades móveis de saúde e apostando em consultas da especialidade no Centro de Saúde de Oleiros.
Hoje mesmo iniciaram-se consultas de Psiquiatria e Ortopedia neste Concelho, que também ficou integrado no programa de Portugal sem Diabetes. Algo, que diziam algumas “aves agoirentas” que era impossível, mas graças ao Ministério da Saúde e à dinâmica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco isto é uma realidade. Deu muito trabalho e as arestas nem todas estão limadas, mas com o nosso querer e a ajuda imprescindível e empenhada da ARS-Centro e da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco os anseios do Povo vão sendo concretizados."


Saúde mental uma preocupação do Presidente da Câmara

E no final do seu discurso diria,  "entregar-lhe-ei dentro de dias um projecto para Oleiros na área da Saúde Mental que espero ter o apoio de vossa excelência para sediar neste Concelho uma Unidade de que o País está carenciado."

VISITA A EMPRESAS
O Primeiro Ministro

visitou ainda duas empresas: José Afonso e Filhos e Pirotecnia Oleirense, descerrou uma lápide evocativa da visita situada num edifício de apoio recentemente construído no Jardim Municipal e participou na cerimónia de homenagem ao Comendador José Santos Marques, presidente da Câmara Municipal durante quase três décadas.



Na ocasião, o governante abordou os problemas da natalidade e da desertificação e perante uma plateia repleta falou também sobre as chamadas assimetrias regionais referindo que “tem de haver instrumentos diferentes no tratamento dos diferentes territórios” e que é seu objetivo “aproximar mais os serviços das pessoas”.

Esta foi a primeira visita oficial do Primeiro Ministro a Oleiros.

Professores manifestam-se no Largo do Município

À Chegada do Primeiro Ministro um grupo de professores no Largo do Município. Da questão dos professores falaria mais tarde à comunicação social

Fotos cedidas pela CMO

Sem comentários:

Enviar um comentário