outubro 10, 2014

Agenda cultural de Oleiros e o Azereiro

Já está online e vai ser distribuída a edição escrita da Agenda Cultural do Município de Oleiros referente ao 4ª trimestre deste ano.
O documento que nos foi enviado com a notícia desta publicação é uma autêntica lição de conhecimento vegetal de certas zonas do nosso concelho. Texto muito elucidativo e bem escrito (como sempre, aliás)

Monumento natural em destaque na Agenda Cultural

A Agenda Cultural do Município de Oleiros, correspondente ao 4.º Trimestre de 2014, a qual tem como tema de capa o Azereiro, já se encontra disponível em formato de papel e digital, este último para consulta online no website do Município. Este número destaca importantes manchas de Azereiro existentes no concelho, como a histórica Mata d´Álvaro ou o Vale das Fragosas (Orvalho) - onde se encontra um importante vestígio da floresta Laurissilva e se situa a maior concentração de Azereiro da Europa, argumentos que ajudam a classificar este local como Monumento Natural.
No que se refere a outras rubricas, o Correio do Leitor está a cargo de Rui Martins que aborda a Pensão Central (ou Pensão do Sr. João), um projeto de seu pai que se estabeleceu em Oleiros entre os anos 1955 e 1965. Segundo o próprio “mais do que a sua vantajosa localização central, o esmerado serviço de restaurante de cariz familiar e tradicional, com uma política de preços bastante apelativa, fidelizou um número cada vez maior de clientes”.
Já no que se refere ao Património, por exemplo, neste número dá-se destaque à Capela de Nossa Senhora das Necessidades, situada na povoação da Serra, freguesia de Oleiros. Na publicação pode ler-se que “a devoção a esta Santa é uma tradição popular antiga e celebra-se anualmente no 3.º fim-de-semana de outubro. A Festa da Serra ocorre após as vindimas e encerra com chave d´ouro a temporada das festas de verão. Também pelo facto de coincidir com a época das castanhas e da prova da água-pé, este é um evento que atrai muitos populares àquele típico local”.


Sem comentários:

Enviar um comentário