outubro 23, 2014

Proença - Orçamento com 9,7 milhões de euros

"Depois de cinco anos de sucessivos cortes, o Orçamento do Município de Proença-a-Nova para 2015 regista uma subida, que reflete o ligeiro aumento de transferências do Orçamento do Estado. Com uma dotação global de cerca de 9,7 milhões de euros, o orçamento para o próximo ano foi aprovado por unanimidade pelo executivo camarário e será agora submetido à Assembleia Municipal. A requalificação da rua do Comércio e do largo da Devesa, em Sobreira Formosa, é a obra mais significativa inscrita no documento.

Ao explicar as grandes opções do plano, o presidente da Câmara, João Paulo Catarino, acentuou a continuidade em relação a anos anteriores no que respeita ao rigor dos valores apresentados, que visam permitir uma taxa de execução superior a 90%, como tem vindo a acontecer. Uma das novidades do documento é a previsão de cerca de 70 mil euros para o Fundo de Apoio Municipal, criado para apoiar a recuperação de autarquias em saneamento ou rutura financeira. O valor irá ser pago durante sete anos, acabando por exigir um esforço suplementar aos municípios “que se têm esforçado por cumprir os compromissos”.

O vereador Jorge Tomé (PSD) justificou o voto favorável com o facto de as funções sociais merecerem uma dotação significativa. Por outro lado, referiu as taxas de execução dos últimos anos, que comprovam o rigor na elaboração dos orçamentos. Em 2013, a execução da receita situou-se nos 93,5% e também o prazo médio de pagamento a fornecedores se manteve muito abaixo do limite máximo de 90 dias estabelecido por lei, tendo sido de apenas 17 dias.

O orçamento inclui as propostas recolhidas do âmbito do Orçamento Participativo, para o qual foi destinada uma verba global de 150 mil euros. As áreas de “Cultura, Educação, Juventude e Desporto” e “Infraestruturas viárias, trânsito e mobilidade” foram as que mereceram maior número de propostas – respetivamente 28,5% e 25% do total. Também os Espaços Públicos e Espaços Verdes se destacaram no leque de sugestões (19,2%)."

Sem comentários:

Enviar um comentário