outubro 14, 2014

Orçamento 2015 de Proença inclui 80% de propostas dos munícipes

 
UM VERDADEIRO  ORÇAMENTO
PARTICIPATIVO E COM RESULTADOS
CULTURA E DESPORTO ESTÃO EM DESTAQUE
 
De acordo com a informação do Município de Proença-a-Nova, "oitenta por cento das propostas apresentadas pelos munícipes, no âmbito do Orçamento Participativo, foram aceites e farão parte do plano de atividades para 2015. Do total de 53 propostas, apenas 11 foram excluídas por excederem o valor máximo admissível (30 mil euros), por se encontrarem já inscritas no plano de atividades do Município ou ainda por se revelarem demasiado genéricas.
As áreas de “Cultura, Educação, Juventude e Desporto” e “Infraestruturas viárias, trânsito e mobilidade” foram as que mereceram maior número de propostas – respetivamente 28,5% e 25% do total. Também os Espaços Públicos e Espaços Verdes se destacaram no leque de sugestões (19,2%). Por freguesias, 52,8% das propostas chegaram da mais populosa do concelho (União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral), seguindo-se a de São Pedro do Esteval (com 28,3% das propostas recebidas).
Na análise das idades dos autores das propostas, um dado curioso é que os extremos se tocam: é acima dos 65 anos e entre os 16 e os 25 que se encontram as mais expressivas taxas de participação. Por sexos, em contrapartida, as desigualdades são expressivas, com as mulheres a representarem apenas 18,2% do total. Pode consultar aqui o relatório na íntegra, estando igualmente disponível o inquérito de satisfação que poderá enviar para o e-mail geral@cm-proencanova.pt, até 15 de novembro.
Está destinada uma verba global de 150 mil euros para o orçamento participativo, que fará parte integrante, como anexo, do Orçamento para 2015. O regulamento permitiu a participação de todos os cidadãos com 16 ou mais anos e os dados finais demonstram que 88,7% dos proponentes residem no concelho de Proença-a-Nova."

Sem comentários:

Enviar um comentário