novembro 16, 2012

Tornado no Algarve

Hoje, dia 16 de novembro de 2012, um tornado atingiu Silves, Lagoa e Carvoeiro, tendo feito muita destruição em pouco tempo, arrastando carros e barcos. Torceu postes de alta tenção, tombou árvores e danificou muitas casas de habitação e de comércio.
Neste momento sabe-se que há praticamente duas dezenas de feridos feridos (2 graves)  mas parece não haver qualquer morto, felizmente.
Cada vez mais Portugal tem vindo a ser atingido por tornados (ou tempestades parecidas) que destroem zonas alargadas, deixando um rastro de destruição que até parece impossível acontecer.
"Tenho metade da cidade destruída. Há pessoas dentro das caravanas dos parques de campismo", disse o comandante dos Bombeiros de Silves, Luís Simões.
As populações puseram logo mãos à obra e estão a tentar voltar, pouco a pouco, à normalidade. Há companhias de Seguros que agilizaram a atribuição das verbas e as entidades tudo têm feito, no terreno, para ajudar pessoas e devolver esta zona à normalidade.
O governo afirma estar somente à espera que lhe sejam entregues dados sobre os montantes desta destruição natural para atribuir meios financeiros (ajudas).

Atualização

O tornado que atingiu o Algarve, dia 16, foi o mais intenso de sempre, desde que há registos em Portugal, com ventos que atingiram 260 km/hora. Não houve alerta da Meteorologia, mas o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Miguel Miranda, promete "trabalhar de forma diferente". De: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário