novembro 13, 2012

Significativa exposição em Proença na "escola primária"

A antiga escola primária de Sobreira Formosa, onde até fevereiro funcionou o polo da Biblioteca, irá acolher um núcleo dedicado ao pintor Ribeiro Farinha. 

Na abertura da exposição patente em novembro e dezembro na galeria municipal, o pintor congratulou-se com o projeto anunciado pelo presidente da Câmara e recordou os tempos em que se sentou, como aluno, naquelas mesmas instalações: “Fico com filhos semeados no local em que fiz a 4ª classe”.

Ao anunciar o projeto em curso, João Paulo Catarino destacou a qualidade da obra de Ribeiro Farinha. “Quando o novo espaço estiver concluído, julgo que se concretiza o sonho dos dois – meu e seu”, afirmou. O presidente da Câmara agradeceu ainda a
presença assídua de pessoas atentas às diferentes exposições que têm passado pela galeria, “um incentivo” para que a autarquia continue a investir neste espaço.

Na exposição estão reunidos 13 quadros e dois painéis de cerâmica de diferentes fases do artista. Uma das telas de maior formato, “Melodia Desconcertante”, ocupa um lugar entre os preferidos do autor e é um bom exemplo da influência que a música tem no processo criativo, tendo sido inspirado por músicas de Béla Bártok e Prokofiev. A série Sinais de Fogo, constituída por três quadros em tons fortes, evoca os incêndios que assolaram o concelho. Na parede oposta, a “Balada Verde/Rosa” transmite tranquilidade e mais uma vez mostra as raízes de Ribeiro Farinha, sempre presentes na sua obra.

Nascido em 1933, na aldeia de Figueira, Ribeiro Farinha realizou inúmeras exposições internacionais e está representado em museus de várias cidades portuguesas, Bergamo, Luanda, Macau, Potsdam e Reggio Calabria. Conquistou diversos prémios, colaborou com algumas publicações, ilustrou e fez capas de livros – sobretudo de poesia –, trabalhou com crianças e jovens e participou em pinturas coletivas com música ao vivo. Participou também, com apresentação de comunicações, em fóruns e jornadas de estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário