novembro 24, 2012

"Prova do Azeite" - V. Nova da Barquinha


 Prova do Azeite anima gastronomia


Feira de Época no Centro Cultural, nos dias 24 e 25 de Novembro
 
"Pelo 12º ano consecutivo, o Município de Vila Nova da Barquinha em parceria com oito restaurantes do concelho, promove mais uma edição da mostra gastronómica “Prova do Azeite”.

O evento decorre de 17 de Novembro a 16 de Dezembro à mesa dos restaurantes aderentes, que durante 1 mês servem iguarias confeccionadas com azeite, nomeadamente Petingas no Forno com Azeite, Bacalhau à Lagareiro, Sopa de Couve com Feijão e Polvo à Lagareiro, entre outras receitas.

A iniciativa do Município tem como objectivo a divulgação do azeite, produto tradicional com larga tradição de produção e comercialização no concelho. Até ao século XX, o azeite foi um importante motor da actividade económica de Vila Nova da Barquinha, em tempos um imenso e generoso olival que fornecia matéria-prima para alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares. Para preservar a memória deste costume, nada como dar uso ao azeite, à nossa mesa.

Restaurantes aderentes:Almourol (Tancos)
A Carroça (Limeiras)
O Chico (Praia do Ribatejo)
Palmeira (V. N. Barquinha)
Soltejo (V. N. Barquinha)
Stop (Atalaia)
Tasquinha da Adélia (V. N. Barquinha)
Trindade (Moita do Norte)

Mais informação sobre os restaurantes do concelho

A iniciativa prevê a realização de um programa de animação com destaque para a Feira de Época, que terá lugar nos dias 24 e 25 de Novembro, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. Venda de produtos da terra, fruta da época, artesanato, gastronomia, chás, licores, mel e doçaria compõem o certame que duas vezes por ano é a principal mostra dos produtos regionais do concelho de Vila Nova da Barquinha.

Horário da feira:Sábado – 15h às 23h
Domingo – 15h às 20h

Programa de animação:Sábado17h – actuação da Escola de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Entroncamento
21h – Actuação da TUNA da Universidade Sénior do Entroncamento
Domingo17h – Actuação do Grupo Barquinha Saudosa

Sem comentários:

Enviar um comentário