novembro 14, 2012

Lançamento de um livro marcante na Biblioteca de C. Branco

CULTURA 

Biblioteca MunicipalJorge Martins
Maria Gomes, Cristã-nova, 117 anos, a mais idosa vítima da Inquisição

Dia 24 de novembro, sábado, pelas 15h00

Maria Gomes, Cristã-nova, 117 anos, a mais idosa vítima da Inquisição é o último livro de Jorge Martins, Professor Doutor em História Contemporânea pela Faculdade de Letras de Lisboa que será apresentado no próximo dia 24 de Novembro, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Jorge Martins é um dos maiores nomes da História do Judaísmo em Portugal e tem exercido a sua atividade como investigador do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE. Do seu currículo consta a sua atividade como formador em centros de formação de professores, autor de manuais escolares, obras de ficção e ensaio sobre história contemporânea e história local. Nos últimos 13 anos tem-se dedicado aos estudos judaicos, sendo este o seu último livro.

Esta obra conta a história de Maria Gomes, presa em 1636 pela Inquisição quando tinha 115 anos de idade, sendo considerada a mais idosa vítima que se conhece daquele tribunal. Depois de dois anos de interrogatório e de tortura acabou por ser queimada em auto-de-fé, já com 117 anos. É esta análise do Regimento de Inquisição de 1613 que o autor se debruça, permitindo um estudo dos procedimentos dos inquisidores durante todo o processo.

Este livro faz parte de uma coleção de obras dedicadas aos estudos judaicos e inquisitoriais dirigidas ao grande público.

Sem comentários:

Enviar um comentário