novembro 29, 2012

Alunos do concelho de Oleiros visitaram VALNOR

Neste mundo em que cada vez mais aumentamos globalmente as asneiras na produção de produtos nefastos e que, cada vez mais, já se sentem fortemente as consequência dos modos de vida dos países e das pessoas (contaminando a atmosfera, a solo e o subsolo) é sempre bom saber que os mais novos já têm preocupações com a reciclagem. Por isso, notícias destas, são sempre aceites como altamente positivas:

 "O município de Oleiros promoveu, no passado dia 27 de novembro, uma visita pedagógica ao Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos de Avis, da VALNOR. A iniciativa, inserida no âmbito da Semana Europeia dos Resíduos, destinou-se aos alunos do 4.º ano do concelho que puderam assim compreender melhor as três áreas de intervenção do Centro ao nível dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), da Recolha Seletiva e da Reintegração de Resíduos. 

Os processos inerentes ao tratamento de veículos em fim de vida (VFV), de óleos alimentares usados e dos vários tipos de resíduos: urbanos biodegradáveis (RUB), de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e volumosos, assim como a recolha de pneus, foram as temáticas abordadas ao nível dos RSU.  
Já no que se refere à Recolha Seletiva, para além da questão da importância da separação nos diferentes ecopontos, a visita abordou as vantagens ambientais, económicas e sociais da reciclagem. Por último foi ainda abordada a questão da Reintegração de Resíduos, onde questão da compostagem teve um destaque significativo."

Sem comentários:

Enviar um comentário