novembro 15, 2012

Nada justifica esta violência contra a polícia e nas ruas

A foto (da RTP) é ilustrativa da quantidade de pedras e outros objetos que ficaram na escadaria da AR depois dos polícias terem de carregar sobre quem os atingia brutalmente.

A greve teve muito impacto. Não vale a pena minimizá-la nem às consequências da mesma. O Presidente da República, o Primeiro Ministro e o governo em geral viu bem o que se passou. Não viram na altura? Mas estão fartos de ver porque já se pronunciaram sobre a mesma. Consideraram que eram um direito constitucional das pessoas e é. Sei que não é na melhor momento tendo em conta a situação grave do país, mas sofrer, como sofrem já os portugueses e vão sofrer ainda mais, aumenta o direito à contestação. É muita gente desempregado, crianças com fome, um orçamento a querer lamber mais do que alguns ainda ganham. Destruiu-se a classe média e com isso fomentou-se o fecho de centenas de milhares de pequenas e médias empresas. 

No tempo do José Sócrates, dizia-se que nós passávamos ao lado da crise. Isso era lá para a América. Agora, não até parece que alguns nos querem vender a ilusão de que não caminhamos no rumo da situação da Grécia. "Deus nos livre" diz mesmo o sr Presidente. Nos telejornais só vimos setas a apontar para cima e setas para baixo, mas são mais as que indicam descida do que subida. "Nós , governo, já tínhamos previsto isto", diz repetidamente Passos Coelho, mas estamos no bom caminho, adianta. 
Quanto à greve todos sabem o que se passou e não só em Portugal.

MUITAS E IMPORTANTES FIGURAS DO PAÍS
VINHAM AVISANDO QUE A AUSTERIDADE
PODIA LEVAR A SITUAÇÕES SOCIAIS COMPLICADAS
 E PODEM NÃO FICAR POR AQUI, INFELIZMENTE
 
Já quanto às manifestações, quem não previa que, de manifestação em manifestação, a situação ia-se deteorar quanto ao comportamento de alguns elementos infiltrados ou não. A verdade é que conseguiram revoltar-me pelo que fizeram quando assisti ao aumento de apedrejamento a seres humanos que somente têm a missão de manter a ordem e nem sequer se tinham "metido" com ninguém das manifestações. Não está certo este apedrejamento à polícia e arremesso de outros objetos perigosos. Estes homens e mulheres têm família, sentem como nós e nem sequer são os culpados em nada da crise que estamos a passar. Então eles não se manifestaram como qualquer um? E os militares não  fizeram o mesmo? Respeite-mo-los como seres humanos e como autoridade.
Em vez de se manifestarem legitimamente com respeito alguns aproveitaram para "descalcetar" os passeios para jogar as pedras contra a polícia. Mas eles existem para descarregarmos neles a nossa ira?

O Ministro da Defesa esteve bem separando as águas, o mesmo é dizer que retirou a manifestação da CGTP da responsabilidade daquela arruação maldosa. Caiu bem o que disse e é um reconhecimento que também exige da central sindical cada vez mais um controle dos seus filiados e de tantos outros desanimados que, com eles, querem manifestar-se.
A razão assiste ao POVO, mas nada justifica esta situação.

Por mim, respeito quem faz ou não faz greve, já não me sinto bem ao saber que os estivadores estão a esticar a corda de tal maneira que lesam imenso a economia do país. Aí, acho que o governo já deveria ter atuado.

Sem comentários:

Enviar um comentário