novembro 07, 2012

DRAMA ABATE-SE SOBRE OLEIROS. Steiff vai sair?

"PELUCHES SIM, FANTOCHES
É QUE NÃO" - afirma o presidente
____________

Perante o microfone da RTP1, o Presidente da Câmara de Oleiros considerou que, a fechar a "fábrica dos bonecos" (Steiff) como parece acontecer, vai ser uma catástrofe para o concelho, pois passarão para a situação de desemprego. Fez apelo à direção da fábrica na Alemanha e até à própria Angel Merkel de modo que invertessem esta situação dado os danos que provoca num concelho que, a fechar a fábrica, não consegue absorver estas empregadas. 

A localização em Oleiros desta fábrica foi, quando da sua localização, uma grande vitória para o Presidente que, agora, pode assistir à sua deslocalização para a Tunísia e, não pela falta de condições da autarquia pois a fábrica sempre esteve a laborar em terrenos e instalações da Câmara não pagando qualquer renda. "Pagam somente a luz e a água" disse José Marques, uma pessoa muito preocupada. 
Todas as empregadas (e alguns empregados) sabem hoje que, afinal, é verdade o que há muito se falava e o autarca até nem  sequer queria admitir noutros momentos para preservar a serenidade. Acredito até que acreditasse que a fábrica não sairia daqui. Mas a ganância do capital é assim mesmo. Não olha a bons nem maus. 
A razão assiste a todos os que são atingidos e este concelho nunca mais será o mesmo sem esta fábrica dada a crise decorrente de enorme austeridade que nos atinge a todos. É que, estes ordenados, embora baixos todos somados  é uma importância avultada que deixa de rodar em Oleiros. Todos serão atingidos, estas pessoas e o comércio local. 

O Presidente afirmou que não ia deixar sair da fábrica qualquer máquina. É uma boa tomada de posição, mas se não se inverter a decisão de encerramento, as máquinas serviriam somente para pagamento de alguns ordenados eventualmente em atrasado ou credores. Caso contrário, vale o que vale. 
Que o Presidente, o concelho e estas pessoas mereciam mais atenção, disso não tenho a menor dúvida, é mesmo uma catástrofe para um pequeno concelho quanto ao número de pessoas. 
Na fábrica trabalham 103 pessoas mas já houve tempo que foram mais. No entanto, esta fábrica encontra-se dentro

De acordo com o Jornal de Notícias de 7/11/2012, "foi o recente empossado administrador alemão do grupo steiff que, em maio, anunciou a intenção de fechar a fábrica de Oleiros e reforçar a filial da Tunísia. Segundo o presidente da Câmara, José Marques, o dirigente da multinacional contava com a discrição da Autarquia para fazer a transição, mas obteve reação contrária.

"Pedi logo um reunião com o ministro da Economia porque, para Oleiros, o fecho desta fábrica  representa uma tragédia igual à de 2003, em que ardeu tudo no concelho", comparou o autarca.
E, mais à frente, no mesmo jornal podem ler-se mais afirmações do presidente, "a meu ver, só a ganância pode explicar esta pretensão do grupo e, por isso, é que eu digo: Peluches sim, fantoches é que não."

O JN contactou com Narciso Guimarães, administrador do grupo no país, que não quis  prestar declarações.

Sem comentários:

Enviar um comentário