novembro 14, 2012

Inaugurado com pompa e circunstância Villa Pampilhosa Hotel


No passado dia 9 (novembro de 2012) foi feita o inauguração do Villa Pampilhosa Hotel, com a presença de várias entidades, nomeadamente o Secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Eng. Paulo Júlio; Dra. Cecília Meireles da Secretaria de Estado do Turismo; Presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa, José Brito e muitas outras entidades. 
A cerimónia decorreu pouco depois das 11h00 seguindo-se um excelente almoço servido no próprio hotel onde estiveram presentes imensas pessoas. Podemos afirmar que foi uma mistura de cerimónia com dia de festa de bom nivel, que contou com a presença de Herman José.
Dos discursos feitos no momento, todos eles interessantes, destaco aqui o do sr. Presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra por nele estar contada toda a história do nascimento deste hotel, a sua importância na região e no contexto de vários empreendimentos do município e sublinhar a importância de poder contar com um conterrâneo, investidor, que acreditou, apostou e a obra aí está.

Eis, então, o

Discurso Inauguração do Villa Pampilhosa Hotel

Recordo há 20 meses atrás, mais precisamente no dia 23 de março de 2011, a cerimónia de lançamento da primeira pedra do Hotel que hoje inauguramos. Um projeto desejado pelos pampilhosenses e um sonho realizado pelo nosso empresário, empreendedor e amigo Rui Olivença.  Este sonho começou há algum tempo atrás, numa altura em que era difícil imaginar tão ambicioso projeto no nosso concelho.

Mas, o Rui acreditou. Diria mesmo que arriscou!
O Município acreditou. Diria ainda que incentivou!
Os pampilhosenses acreditaram.
Digo agora que se orgulham!

E o orgulho é sem dúvida o reconhecimento de um trabalho que foi feito – e bem feito - por um homem que viu na Pampilhosa da Serra, a sua Terra Natal, um território de oportunidades. Soube olhar as suas potencialidades, a sua riqueza paisagística, a sua mais-valia para o turismo. Mas, aliado à ideia do projeto foi necessário preparar as condições para o pôr em marcha. O grande investimento que era necessário não demoveu o Rui. Ele é dos que não desistem facilmente dos projetos em que acredita.

O Rui tinha a certeza do projeto que queria levar a cabo e não se deixou intimidar pelas dificuldades e pelos obstáculos.
Pelo contrário, procurou soluções e encontrou-as candidatando este projeto ao PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, que o avaliou e o sinalizou como “projeto âncora”.
Foi neste momento, que o sonho do Rui, e o nosso sonho, começou a tomar forma. Este foi o primeiro reconhecimento público da qualidade e pertinência do projeto, que, no seu percurso teve o apoio de várias entidades.

Há 20 meses atrás, com o lançamento da primeira pedra, nascia a base do hotel que hoje se inaugura, e que servirá não só o concelho da Pampilhosa da Serra, mas toda a Região Centro de Portugal.
O turismo é um dos setores-chave do plano estratégico para o desenvolvimento do concelho, que se distingue, hoje pela valorização e inovação dos recursos naturais, das atividades económicas a eles associadas e por uma abordagem inovadora da oferta turística.
O ecoturismo é dos segmentos turísticos que maior crescimento tem tido na atualidade. As pessoas procuram cada vez mais uma aproximação à natureza e ao património. E não é esta a nossa maior riqueza? O património natural, cultural e arqueológico do concelho?
Mas, sem as pessoas nada faz sentido, nada acontece. Por isso há que dar destaque às nossas gentes. A hospitalidade, a generosidade e a simpatia com que recebem, transforma este concelho numa referência. Pampilhosa da Serra possui paisagens únicas, que o Município considera como oportunidade de desenvolvimento local sustentado. Por isso investiu em iniciativas e projetos de caráter eminentemente turístico, voltado para a natureza, dos quais destaco:

- A inserção de Fajão e Janeiro de Baixo na Rede das Aldeias do Xisto;
- O alargamento e a requalificação no concelho da Rede de Praias Fluviais, duas das quais (Pessegueiro e Santa Luzia) mereceram este ano por parte da Quercus o galardão de OURO, entre 11 praias do interior a nível nacional. Mas a qualidade e a excelência vai mais além.  A Praia Fluvial de Janeiro de Baixo, classificada como praia acessível dispõe igualmente de qualidades únicas, com a oferta de um Parque de Campismo. Permitam-me ainda referir que a Praia Fluvial da Pampilhosa é um ex-líbris do concelho, pois para além de ser praia acessível dispõe de excelentes condições e de um enquadramento único, no centro da vila.
- Destaco ainda, a integração do concelho na “Grande Rota do Zêzere” , da nascente até à Foz, que inclui variadíssimas atividades ligadas à natureza, percursos e rotas pedonais.
Pampilhosa da Serra tem também 6 (seis) percursos pedonais marcados e homologados, cruzando aldeias de xisto, praias fluviais e paisagens únicas com uma infraestrutura de apoio, também homologada: o centro de BTT de Santa Luzia.

O Turismo Natureza é sem dúvida um segmento da nossa economia local em pleno desenvolvimento, que promovemos e divulgamos externamente com a marca “Pampilhosa da Serra Inspira Natureza!”. Com uma campanha de marketing aguerrida, temos participado há já alguns anos na FIL, através da Feira Internacional do Artesanato, na Bolsa de Turismo de Lisboa, e apostado intensivamente na divulgação da marca em vários canais da especialidade.
A aliança entre o território e este hotel é perfeita, beneficiando os dois da qualidade de ambos. O território merecia uma unidade hoteleira de qualidade superior e o hotel não poderia ter surgido em local mais adequado ao seu target.
Da ideia nasceu a forma.

Hoje, inauguramos um grande empreendimento turístico que trouxe à Região do Interior Centro de Portugal e ao concelho de Pampilhosa da Serra, que tantos recursos turísticos possuem, alojamento de excelência: um hotel de quatro estrelas com 52 quartos, restaurante, bar, salas de reunião e zona de bem-estar, com SPA e piscina interior dinâmica aquecida:

ESTE É O VILLA PAMPILHOSA HOTEL!
Obrigado Rui Olivença.
Parabéns Pampilhosa da Serra!
- José Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário