junho 15, 2012

Vereador socialista em Oleiros preocupado com futuro das escolas

Preocupado com o futuro relativamente à formação de mega agrupamentos o Vereador Socialista Aniceto Caldeira Rijo (PS) apresentou em reunião da Câmara Municipal a seguinte proposta, que nos fez chegar e que aqui deixamos para os leitores:

"Com o objetivo de resolver o problema de falta de alunos para o 10º ano de escolaridade na Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade de Oleiros, venho propor que sejam tomadas algumas medidas, tentando assim solucionar o problema.
É importante criar um curso no âmbito técnico profissional direcionado á realidade que temos no nosso concelho, e região. O curso já existente, no segmento do científico-naturais, não comtempla a preferência de todos os alunos. Alguns devido a questões de gosto pessoal e outros porque não têm capacidade intelectual para o terminarem.

 Teremos então que procurar formas de no futuro não estarmos dependentes do número de alunos para garantir a continuidade deste estabelecimento escolar. O nosso concelho e a região, têm uma vertente florestal bastante acentuada e logicamente um sector industrial associado forte, temos que criar sinergias com estabelecimentos de ensino superior, empresas, associações, instituições e também particulares de forma a criar condições para que o curso seja uma realidade.
Para resolver esta situação temos que;
Através da escola - Criar um departamento que direcione os alunos a partir do início do ano letivo para o curso criado, evitando assim chegar ao fim do ano com as mãos na cabeça, em pânico. Promover ações de divulgação agressivas junto das escolas dos concelhos limítrofes. Fazer uma parceria com a Escola Agrária de Castelo Branco, á semelhança do que fez Idanha-a-Nova com o curso de economia e gestão. Envolver e desenvolver “démarches” junto dos Ministérios da educação, do trabalho e da administração interna.
Através das juntas de freguesia - Procurar filhos de naturais e residentes temporários dessas freguesias (principalmente os que evidenciem dificuldades devido á crise que vivemos) elucidá-los das condições que temos, (um parque escolar recente e bem equipado, excelentes professores com provas reias nos resultados dos alunos que saem desta escola, proximidade aluno/professor e vice-versa, uma residência de estudantes com excelentes condições, um parque desportivo diversificado e atualizado). De referir que todos estes equipamentos desportivos se encontram a 5 minutos a pé do estabelecimento escolar.



Através da Câmara Municipal – Participar na pesquisa de alunos através de uma campanha promocional agressiva da escola e do curso a partir da internet, na feira do pinhal, nas presenças em feiras e eventos onde esta se faça representar, através do departamento social, etc. Apoiar os alunos que aceitem estudar em Oleiros disponibilizando-lhes estadia, alimentação, utilização do parque desportivo e transporte de acordo com os rendimentos apresentados pelos pais, a sua origem, e de acordo com o protocolo a determinar. De salientar a majoração dos alunos originários e descendentes do concelho que se desloquem

Através das empresas – Criar uma ligação escola/empresa para que o aluno esteja integrado com dos problemas de hoje nas empresas e no futuro seja mais fácil a sua ligação com o mundo do trabalho. Proporcionar estágios profissionais.
Através das instituições e particulares – Temos no concelho instituições e particulares com áreas consideráveis de floresta e agricultura que poderão, através de um protocolo assumido entre a escola e estes, por á disposição para o estudo dos problemas que envolvem a floresta. Os bombeiros terão um papel importante através da formação e segurança. A associação de produtores florestais poderá participar com os equipamentos e conhecimentos de que dispõem.

Para terminar, temos que ter em conta todas as alterações que se verificaram nos últimos tempos. Fala-se muito em “mega agrupamentos” e não sabemos se estes algum dia envolvem as escolas da Zona do Pinhal, centralizando o seu poder de ação na Sertã.
Se tivermos uma escola forte e ativa de certeza que poderemos estar descansados e assim cimentar a atividade no nosso concelho."

Sem comentários:

Enviar um comentário