junho 11, 2012

Os CLÃ foram à escola em Proença

Numa iniciativa muito pedagógica os elementos da Banda Musical CLà
conversaram com os alunos, já que por aqui estavam
 para atuar na festa do Município.

  
De início os miúdos estiveram sossegados no lugar, calados e com dificuldade em fazer perguntas. À medida que o tempo avançava, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves foram dizendo piadas e agitando aqueles corpos que timidamente se balançam ao ritmo da música. No final do encontro, já todos tinham asas nos pés e saltavam quando a voz de comando da vocalista dos Clã dava o exemplo. Antes do espetáculo integrado na Festa do Município, domingo à noite, os Clã andaram pela escola a conversar com os miúdos sobre a música e a vida.
Quando estavam quase a lançar “Disco Voador”, uma viagem ao universo infanto-juvenil que não é habitualmente o seu, os Clã quiseram testar a aceitação do álbum junto dos “super-novos”. Para isso começaram a deslocar-se a escolas de Vila do Conde, onde apresentaram algumas das canções. A experiência foi tão positiva que decidiram manter o projeto e realizar oficinas nas escolas das localidades em que o álbum fosse apresentado.

No caso de Proença-a-Nova, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves abriram uma exceção: embora amanhã não seja o “Disco Voador” que vai aterrar no palco da festa (mas o espetáculo geral da banda), aceitaram o desafio do Município para manter o formato das oficinas, envolvendo turmas do 4º e do 6º anos e integrando as atividades do Dia do Agrupamento.

A música é o ingrediente principal do encontro e a vocalista dos Clã explica os objetivos do grupo ao criar um álbum que não quis ser pedagógico nem tratar os miúdos como se só entendessem sons e letras infantilizadas. Por isso fala de temas sérios como o amor e a sua “capacidade de iluminar aquele de quem se gosta”, mas também brinca com outras paixões, como a que o estômago tem pelo chocolate.
Os Clã e Cuca Roseta, da nova geração do fado, são os principais destaques da animação musical da Festa do Município, que decorre até domingo. Proença-a-Nova está transformada em Vila de Mel, com um apiário onde pode ser observada a atividade das abelhas, uma exposição de abelhas decoradas por escolas e a participação de um dos maiores especialistas mundiais no tema, Antonio Gómez Pajuelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário