junho 11, 2012

1500 MOTAS PASSAM POR PROENÇA E OLEIROS

 Nesta sexta-feira, dia 9, depois de uma enorme concentração em Tavira, passaram por várias terras (concelhos) nomeadamente Mação, Proença-a-Nova e Oleiros com destino a Covilhã passando pela capital do Distrito. Entre Oleiros e Castelo Branco quase que assustaram o Orvalho, com tanto ruído de motas.
- foto de Luís Nunes no Orvalho -

Eu desconhecia por completo que, por Oleiros, passassem tantos amantes de viajar nestas grandes motos. Grandes e boas  máquinas. A deslocação dava-se em grupos sucessivos sem velocidades arrepiantes. Mas o barulho tinha mesmo de chamar à atenção. 


Ao verificar que uma das motos parou a trinta metros da mina vivenda. Juntei-me aos dois e um deles filmava a passagem de diversos grupos. Foi essa dupla que me forneceu todas as indicações: “A nossa partida foi de Tavira e passamos sempre por estradas nacionais e algumas de terra batida e agora vamos até à Covilhã. Ao Domingo estaremos em Boticas. Temos também grupos de colegas estrangeiros.”

Há duas horas que vejo passar motas, quando é que isto termina? Verifico também que  vão a andar corretamente e em fila, o que não prejudica o trânsito...   
“Se olhar além para a estrada que vem de Proença, descendo já para Oleiros, verá que são seguidos os que lá vêm e pode acontecer que a passagem de alguns se faça mesmo até às 23 horas. Nas nossas viagens não são permitidos os célebres cavalinhos, todos têm que usar mesmo o capacete, respeitar os sinais de trânsito, nomeadamente os de proibição de andar a mais de x quilómetros. Viajamos por prazer, não bebemos. Não temos festas das que possivelmente conhece.” Após meia hora de filmagem, despediram-se e seguiram viagem para outro ponto estratégico de filmagem.
- foto da CMO -
Vim a saber depois que os meus netos estiveram radiantes a vê-los passar pertinho de casa (quando se vira para as piscinas fluviais) e saudavam-nos com bandeirinhas. Nenhum dos viajantes deixou de cumprimentar, dizer olá, ou apitar para as crianças. Um gesto de agradecimento pelo cumprimento das crianças, que depois de tantos quilómetros de estradas e, nesta zona, entre a mancha florestal, sentiram que tinham ali dois apreciadores e se manifestavam efusivamente. Foi bonito o gesto de todos eles.

As duas pessoas com quem falei, informaram-me que muitos pararam no cimo da serra da Isna para apreciar a paisagem de Castelo Branco e Oleiros. Muitos tiravam fotos, nomeadamente ao parque eólico. Os dois foram unânimes em afirmar: Esta terra é muito linda. Tem paisagens que não esperávamos.
Verdade que sim amigos. E voltem sempre, mas aproveitem um dia para provarem as nossas riquezas culinárias. E, como vos disse, vocês eram quase tantos como a população deste concelho.
--------------------------------------------
Por fim, uma curiosidade. Enquanto estiveram estas duas pessoas na Alverca a filmarem, um deles tinha a máquina de filmar no chão (na estrada) junto ao passeio. Estamos a falar de uma  zona em que é proibido conduzir a mais de 50km/h e estes simpáticos senhores envergavam o respetivo colete verde e amarelo. Parecia mesmo a GNR a fazer um dos seus controles. Quando os veículos apareciam da zona da Alverca e entravam na curva à frente da minha casa em direção a Oleiros, os condutores travavam porque vale mal prevenir do que remediar e parecia mesmo uma brigada...

Nota adicional: Paulo Brás, presidente da junta de freguesia do Orvalho, comentou no facebook a notícia da passagem destas motos afirmando que " Informação adicional todas as Motas tinham que ir fazer o chek-in ao Miradouro do Mosqueiro. Mesmo na Torre onde era colocado o carimbo e recebiam em troca Cerejas do Orvalho. Tb fornecemos um Medronhito a quem apreciava. Neste dia passaram pelo Miradouro entre Motas, Grupo de Caravanismo que estavam a acampar em Oleiros mais de 1500 pessoas. Um dia em Grande para o Mosqueiro e claro para a nossa Freguesia. Só as Bombas de Combustivel tiveram o melhor dia de faturação dos ultimos Anos !

Sem comentários:

Enviar um comentário