junho 11, 2012

Pesca do achigã em Álvaro foi bastante frequentada

ARCO promove o II Encontro de Pesca
- foto oferecida por Luís Silva -

Após o sucesso da edição anterior, a  ARCO (Associação Recreativa e Cultural de Oleiros) promoveu no dia 9 de junho o 2.º Encontro de Pesca ao Achigã Embarcado, tendo atingido plenamente todos os seus objetivos. Houve alguns concorrentes/pescadores que não conseguiram enganar o apetitoso predador do rio, mas isso não se deveu a menos jeito para a pesca mas sim à habilidade do pretendido achigã que, pelo meio de tantos barcos, acabava sempre por "fintar" os muitos anzóis que se encontravam dentro da água do espetacular rio Zêzere junto à Aldeia de Xisto de Álvaro, mais precisamente no geomonumento da Naturtejo Meandros do Rio Zêzere, paisagem classificada pela UNESCO

Um dos que não teve muita sorte no "picar", dizia: " está bem está, já não há assim tantos destes peixes como dantes". 
Barcos havia de vários tipos e todos por ali navegavam pouco não fosse o sábio peixe assustar-se. Mas alguns tiveram mais sorte e exibiram "o seu saber" conjugado com a sorte que lhes coube.

A prova reuniu 36 embarcações, de norte a sul do país, tendo sido pescados no total 93 exemplares, num total de 49,246 Kg (e uma média de 530 gr. por exemplar).
    A dupla Luís Mendes/Vítor Nunes ficou em primeiro lugar, com 5 exemplares pescados, num total de 4,122 Kg. Em segundo lugar ficou a dupla André Ramos/J. Lopes, os quais pescaram um total de 3,209 Kg e em terceiro ficou a equipa de Nuno Melo/Pedro Campos (ambas com um somatório de 5 peixes). O maior exemplar, com 1,243 Kg, foi pescado por Rui Carreira
 
    No final, os participantes foram unânimes e destacaram o “notório trabalho de logística para a preparação do evento e as magníficas potencialidades do local”. Mais uma vez a ARCO dignificou a pesca, o achigã e as excelentes condições da Albufeira do Cabril.”
Quanto a petisco e convívio este II encontro de pesca voltou a ser êxito. 
Note-se que este evento foi promovido pela ARCO (Associação Recreativa e Cultural de Oleiros) 

Notícia do Blog e do site da CMO.

Sem comentários:

Enviar um comentário