junho 04, 2012

Exposição “Património Geomineiro de Oleiros”

Estará patente até ao final de junho no posto de turismo




Foi inaugurada no passado dia 2 de junho, no Posto de Turismo de Oleiros, a exposição temática “Património Geomineiro de Oleiros”. A mostra integra a Semana Europeia dos Geoparques e traduz-se numa inédita abordagem da geodiversidade e exploração mineira no contexto de Oleiros.

 Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santos Marques, “a realidade que se viveu no concelho no século passado, no que se refere à exploração mineira, mostra-nos uma vez mais que Oleiros sempre esteve voltado para o mundo, cruzando a sua História com a de diferentes palcos mundiais (…) os nossos antepassados sempre souberam aproveitar da melhor forma os recursos endógenos, estando atentos às necessidades, à procura dos mercados e às tendências económicas vigentes. Façamos desta herança um estímulo para o futuro, para que continuemos a encarar com visão estratégica as oportunidades que vão surgido, tirando partido dos valores patrimoniais que possuímos, assim como do legado que nos deixaram e que devemos honrar”.
    A apresentação da exposição esteve a cargo do Dr. Carlos Neto de Carvalho, seu coordenador e neste acontecimento esteve presente o Dr. Bernardo Lemos, em representação do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.
    Para além da visualização do documentário “Ouro negro: a outra face”, recomenda-se ainda a apreciação do catálogo da exposição, intitulado “Tempos de Volfrâmio em Oleiros”.

Sem comentários:

Enviar um comentário