junho 11, 2012

Ouro também para FROIA em Proença. Veja porquê


 Praia da Fróia com qualidade de ouro

A praia da Fróia, na freguesia de Sobreira Formosa, é uma das 11 praias interiores do país com qualidade de ouro, classificação atribuída pela Quercus com base nas análises à água efetuadas entre 2007 a 2011. A nível nacional existem 290 praias com qualidade de ouro, mas a maioria localiza-se no litoral já que, como destaca a associação ambientalista, “continua a existir alguma vulnerabilidade à poluição, em especial nas águas interiores”.

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, uma zona balnear tem de acumular análises com resultados bons e excelentes desde 2007. Trata-se, por isso, de um galardão que premeia a continuidade na manutenção de bons resultados ao longo de vários anos. A praia da Fróia tem vindo a ver reconhecida, ano após ano, entre a restrita lista de praias interiores com as melhores condições.

Para o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino, os resultados divulgados pela Quercus são “mais uma vez a confirmação da excelente qualidade das nossas praias fluviais”. A época balnear decorre entre 15 de junho e 31 de agosto, estando previstas algumas novidades ao nível da sinalização e divulgação dos regulamentos das praias. Haverá atividades de animação e mostras de artesanato, particularmente aos fins de semana.

Este ano existe em Portugal um total de 526 zonas balneares, mais 11 que no ano passado. O balanço global é considerado ligeiramente negativo pela Quercus, já que a percentagem de praias com qualidade excelente desceu de 95 para 85% no caso das praias costeiras ou de transição, baixando igualmente de 75 para 54% nas águas interiores. São cinco as praias com qualidade considerada má, mais quatro do que em 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário