junho 04, 2013

Proença - Praias de FROIA E MALHADAL são ouro

 
"Fróia e Malhadal foram consideradas pela Quercus praias com qualidade de ouro, uma distinção que apenas 20 praias interiores a nível nacional conseguiram obter. Em todo o país, só quatro concelhos incluem duas praias fluviais com qualidade máxima na lista – um dos quais é precisamente Proença-a-Nova. A maior associação nacional de conservação da natureza analisou os dados das análises à água efectuadas nos últimos cinco anos, para obter uma leitura de continuidade dos resultados. As praias que apresentam sistematicamente boa qualidade dão, destaca a associação, maiores garantias de fiabilidade.
 
Para João Paulo Catarino, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, a classificação confirma as potencialidades turísticas do concelho e os frutos do investimento que tem vindo a ser feito na requalificação das zonas balneares. Qualidade e segurança são dois requisitos que andam de mãos dadas e este ano voltou a ser aberto concurso para assegurar a vigilância nas praias geridas pelo Município.
 
Apesar do crescimento do número de praias com qualidade de ouro a nível nacional (335, mais 40 que no ano passado), apenas 20 se localizam em zonas interiores, em que os padrões são mais difíceis de manter, sobretudo quando os caudais são reduzidos. A lista completa de praias com qualidade de ouro pode ser consultada aqui.
 
Para obterem a classificação máxima, só foram consideradas áreas balneares que apresentaram boa qualidade entre 2008 e 2011 e sempre análises excelentes em 2012. A informação de base é disponibilizada pelo Instituto da Água, através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, e respeita as regras europeias relativas à qualidade da água das praias.
 
Das cinco praias fluviais do concelho, Alvito e Cerejeira não são contempladas no estudo, até porque foram inauguradas recentemente. A lista elaborada pela Quercus foi divulgada a assinalar o início da época balnear nalgumas regiões do país. No concelho, a abertura oficial das praias fluviais ocorre no próximo dia 15."

Sem comentários:

Enviar um comentário