junho 05, 2013

Oleirense Lino Pires homenageado pela Rainha Isabel II e o seu livro é lançado em Oleiros

A extraordinária história de Lino Pires
apresentada em livro em Oleiros
Vai ter lugar, no próximo dia 25 de junho, pelas 18H00, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, uma sessão de apresentação do livro “Fantástico! A história extraordinária de Lino Pires”, editado pela Orfeu. Este livro conta-nos a história de um Oleirense, Lino Pires, nascido na Vinha, freguesia de Sarnadas de S. Simão, o qual se radicou em Priors Hardwick e consagrou o Butcher´s Arms como um dos mais conceituados restaurantes em Inglaterra, cujo emblema entrelaça as bandeiras de Portugal e Inglaterra.


O notável percurso de Lino Pires fará com que no próximo dia 6 de junho este português natural de Oleiros se desloque a Buckingham Palace para receber das mãos da Rainha Isabel II a Medalha do Império Britânico no famoso garden party anual. Lino Pires será assim o primeiro português a receber aquela distinção como reconhecimento não só pelo seu mérito profissional, mas também pela ajuda na angariação de fundos para diversas associações e instituições. 


No ano em que se celebra a passagem dos 500 anos da outorga do Foral Manuelino de Oleiros, o município local, juntamente com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e a Companhia de Teatro Viv´Arte, possibilitaram a recriação histórica daquela época através da realização de uma Feira Quinhentista. Assim, durante três dias, o Centro Histórico da Vila foi palco de uma viagem no tempo, a qual fez as delícias das gentes locais, visitantes e turistas. De entre um vasto programa planeado para o fim-de-semana de 31 de maio a 2 de junho, realizou-se no passado dia 1 de junho, no Auditório da Casa da Cultura, um colóquio que abordou a temática do Foral Manuelino de Oleiros e o qual se inseriu no âmbito da realização daquela feira temática.
O orador, o doutor Leonel Azevedo, natural daquele concelho, abordou alguns dos aspetos que integram a sua investigação académica sobre este assunto e os quais irão constar no livro que está a ser executado pelo próprio e cuja apresentação terá lugar na Vila de Oleiros, no dia 12 de agosto, por ocasião da celebração do Dia do Concelho.

Recorde-se que para assinalar e perpetuar a efeméride, o município de Oleiros desde 2011 que tem preparado um vasto leque de atividades, como foi o caso da primeira edição da Feira Quinhentista, também ela um enorme êxito. A exemplo da edição anterior, a programação foi pensada ao pormenor e com uma enorme preocupação histórica. A convocatória dos homens bons do concelho para a redação do Foral, o cortejo régio pelas ruas do burgo ou a teatralização da leitura da Carta de Foral, foram apenas alguns exemplos da recriação histórica apresentada.

Sem comentários:

Enviar um comentário