junho 07, 2013

António Lino Neto homenageado na Casa da Comarca da Sertã

"António Lino Neto, ilustre maçaense, foi homenageado na Casa da Comarca da Sertã no dia 4 de Junho, assinalando o 140º aniversário do seu nascimento.
Nascido a 30 de Janeiro de 1873 em Mação e falecido em 1961 na cidade de Lisboa, António Correia Lino Leitão Neto foi, nomeadamente, professor catedrático de Economia Política e Direito Administrativo, Presidente do Centro Católico Português de 1919 a 1934, deputado à Assembleia da República em 1918 e de 1922 a 1926 e director do jornal "A União" de 1920 a 1934. Vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa entre 1938 e 1943, deixa de exercer advocacia no final de 1940 e jubila-se como professor catedrático da Universidade Técnica de Lisboa em 1942.

Foi agraciado com a mais alta condecoração civil da Santa Sé, a Grã-Cruz da Ordem de São Gregório Magno, tendo as respectivas insígnias sido entregues pelo Cardeal Patriarca D. António Mendes Bello em nome de todos os Bispos de Portugal, «em reconhecimento dos altos serviços prestados à Igreja».

O Prof. Doutor António Matos Ferreira, Director do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, entidade que publicou já diversas obras sobre António Lino Neto, destacou o percurso ímpar de vida do homenageado, em particular o relevante papel que teve na sociedade enquanto católico convicto e na defesa do municipalismo. Usou ainda da palavra a Sra. Dra. Maria de Jesus Motta Guedes (Palácio de SantAnna), que abordou algumas memórias familiares do seu avô.

A iniciativa contou com a presença de diversos descendentes de António Lino Neto e de Maria Matilde Antunes de Mendonça (natural de, Oleiros), bem como de representantes da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro”, da Liga dos Amigos da Freguesia de Isna, da União Regional da Freguesia do Sobral e da Associação Portuguesa de Genealogia.

Sem comentários:

Enviar um comentário